METROPOLIZAÇÃO, GOVERNANÇA E DIREITO À CIDADE
Dinâmicas, escalas e estratégias
Lucia Maria Machado Bógus
Suzana Pasternak
Luís Felipe Aires Magalhães
Metropolização, governança e direito à cidade: dinâmicas, escalas e estratégias discorre sobre questões-chave para a compreensão dos processos em curso no interior do estado de São Paulo e, particularmente, na região da Macrometrópole Paulista, com destaque para a desconcentração socioeconômica e espacial que caracterizou a região metropolitana de São Paulo, nas últimas décadas, levando à dispersão e à reconcentração espacial de atividades econômicas e de população no interior do estado. Os textos que o compõem possuem uma perspectiva interdisciplinar, e a reconstrução dos processos de estruturação territorial, demográfica, social e econômica, apresentada ao longo dos capítulos, constitui importante subsídio para a compreensão de alguns dos desafios enfrentados por estudiosos e planejadores urbanos no contexto metropolitano paulista.
MIGRAÇÕES EM EXPANSÃO NO MUNDO EM CRISE
Dulce Maria Tourinho Baptista
Luís Felipe Aires Magalhães
"Migrações em expansão no mundo em crise" traz um conjunto de textos sobre questões sociais envolvendo os migrantes e as formas como eles se organizam, são tratados pelo Estado e instituições sociais. Apresenta uma rica contribuição teórica e metodológica, além de um amplo leque temático, para compreender a migração contemporânea e seus paradoxos, oferecendo-nos um conjunto de questões políticas, sociais e econômicas fundamentais à compreensão profunda das migrações contemporâneas. Trata-se de um compêndio indispensável ao pesquisador e ao gestor público interessado em promover políticas migratórias inclusivas.
Impresso | E-book
RAÇA E GÊNERO
discriminações, interseccionalidades e resistências
Silvia Pimentel
Siméia de Mello Araújo
Beatriz Pereira
Mônica Melo
Esta coletânea representa um diálogo profícuo e generoso, pautado nas mulheres negras e suas experiências em um contexto marcado pela desigualdade econômico-social, pelo racismo e pelo patriarcado, mas principalmente como essas mulheres encontram formas outras de existência. As mulheres negras possuem visões e concepções de mundo que podem nos ajudar a elaborar formas mais sadias de existências humanas, pois, afinal, são sobre os seus ombros que essa estrutura desigual e desumana tem se construído.
Livro indisponível
SUJEITOS, AÇÕES E SENTIDOS NAS LUTAS E RESISTÊNCIAS DA AMÉRICA COLONIAL
Fernando Torres Londoño
Hernán Venegas Delgado
Vera Lucia Vieira
Sujeitos, ações e sentidos nas lutas e resistências da América Colonial apresenta temas, situações históricas e abordagens diferentes. Há, no entanto, um fio comum: como em outros continentes, também na América, ao ver-se invadida e ter seus territórios ocupados, as populações originárias atuaram num amplo espetro de reações. É dessas ações e reações que se trata aqui. São examinadas narrativas de levantes, lutas, sublevações, rebeliões, motins, conspirações, fugas, ações de independência e variadas tácticas e estratégias, da guerra à negociação, contra invasores ou exploradores das populações nativas de América ou que aqui chegaram, em diversas ondas.
Impresso | E-book
TECITURAS DAS CIDADES
História, memória e cultura
Arlete Assumpção Monteiro
Edgar da Silva Gomes
Yvone Dias Avelino
A preocupação de "Tecituras das cidades. História, memória e cultura" relaciona-se às temáticas voltadas para os estudos de cultura(s) em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais diversos objetos, que se tornaram, por sua relevância, cultura representativa de uma coletividade humana relativos às imagens, música, política, trabalho, polifonias e literatura.
E-book gratuito
CULTURA COMO VETOR DE PROTEÇÃO
Protagonismo de crianças e adolescentes
Carola Carbajal Arregui
Silvia Helena Simões Borelli
Pedro de Carvalho Pontual
Publicação que resultou de pesquisa realizada pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE) da PUC-SP, no marco de termo de fomento com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, celebrado em 2017. O estudo teve como foco as ações socioculturais que enfatizam a participação, uso e apropriação de espaços públicos e defesa de direitos de crianças e adolescentes, em 5 regiões do País e 5 estados da Federação: Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Livro indisponível
DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA DE ESTADO
Luiz Antonio Dias
Maria Aparecida de Paula Rago
Vera Lucia Vieira
Democracia, direitos humanos e violência de estado, fruto de um trabalho interdisciplinar que agrega pesquisadores de diversas instituições, mostra como cada vez mais estudos sobre a América Latina e Caribe tornam-se necessários para compreender a complexidade advinda da diversidade existente no continente, suas culturas, seus embates e resistências. Ainda que dividido em duas grandes partes - na primeira estão os textos relacionados ao Brasil e, na segunda, os textos sobre outros países latino-americanos – é possível perceber um forte diálogo temático entre ambas as partes.