Catálogo


Livro indisponível 

DITADURAS E VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL

Carla Reis Longhi
Fabio Gentile
Vera Lucia Vieira

Os capítulos presentes em Ditaduras e violência institucional contemplam a diversidade esperada de textos que discutem características, especificidades e percursos das ditaduras e violências institucionais praticadas nos países Latino-Americanos e no Caribe ao longo do século XX, contendo, assim, distintos objetos, recortes espaço-temporais e abordagens teórico-conceituais. Em momento em que o sentido e a viabilidade da democracia vêm sendo questionados; em que práticas autoritárias e perspectivas conservadoras circulam pelas mídias e são aplaudidas por setores da sociedade, a reflexão sobre ditaduras e violências institucionais torna-se mais que necessária.


Impresso

GOVERNANÇA GLOBAL

Conexões entre políticas domésticas e internacionais

Reginaldo Mattar Nasser

Governança global: conexões entre políticas domésticas e internacionais tem múltiplas características que recomendam sua leitura, a começar pelo tema geral: problemas da vida moderna que, por sua complexidade e incidência, demandam nossa atenção, seu estudo e a proposta de caminhos. Entretanto, as questões debatidas no presente livro jamais se resumem ou poderiam ser adequadamente abordadas apenas de maneira “paroquial”, ou simplesmente com a análise de seus determinantes e suas conexões próximas ou imediatas, ou, ainda, de perspectiva disciplinar. E esse é outro traço bem-sucedido do texto: questões como norma e direito, cooperação, vida urbana e deslocamentos populacionais – que aqui são discutidas – correm frequentemente o risco de serem tratadas com a miopia dos problemas urgentes ou das metodologias tradicionalmente disciplinares. Mas, no presente texto, são abordadas sempre de maneira a trazer à discussão os múltiplos e – muitas vezes –aparentemente divergentes aspectos que caracterizam uma abordagem global e corajosa, que não se curva a perspectivas estreitas e, simultaneamente, não despreza o cuidado acadêmico. Mas há ainda outra característica do livro a recomendar sua leitura: suas autoras e seus autores representam e apresentam um recorte do exitoso grupo de professores da PUC-SP – e de seus colaboradores e colegas – que realiza com competência e compromisso projetos de formação de graduação e pós-graduação na área de Relações Internacionais. O livro revela os interesses de investigação desse jovem e aguerrido grupo e mostra com clareza seus compromissos intelectuais, suas competências técnicas, além de nos permitir inferir suas capacidades pedagógicas de formação de profissionais e pesquisadores.


Livro indisponível 

HISTÓRIA E ARTE TECENDO A CULTURA

Antonio Rago Filho
Claudinei Cassio Rezende
Vera Lucia Vieira

História e arte tecendo a cultura é dedicado à história e à arte, elementos que indubitavelmente tecem a cultura de todos os povos. Os textos nele reunidos debatem de Mario de Andrade ao cinema, passando pela pintura e pela análise do teatro de Shakespeare.


Livro indisponível 

HISTÓRIA E LUTAS SOCIAIS

Yuri Martins Fontes
Patrícia Mechi
Vera Lucia Vieira

Os estudos reunidos em História e lutas sociais: a classe que trabalha em movimento tratam, sobretudo, das questões do choque entre capital e trabalho, abordando um espectro diversificado de movimentos sociais e de reflexões sobre esses sujeitos históricos que ganharam protagonismo desde meados da segunda metade do século passado, quando se torna patente a situação de crise estrutural do sistema – fenômeno que teria por consequência o acirramento da exploração de classes, mecanismo com o que a burguesia busca prolongar a vigência de seus níveis de lucratividade. Propõe-se, pois, com esse contato entre distintos prismas de observação das lutas sociais contemporâneas, enriquecer o debate sobre um tema que se caracteriza por ser fortemente interdisciplinar.


Impressão sob demanda | E-book

NEGROS EM GUAIANASES

Cultura e memória

Sheila Alice Gomes da Silva

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, com o apoio da Educ – Editora da PUC-SP, apresenta Negros em Guaianases: cultura e memória, de Sheila Alice Gomes da Silva, pesquisa de mestrado concluída em 2016, no programa de estudos pós-graduados de História da PUC-SP, sob a orientação do professor Amailton Azevedo. É uma obra relevante e de interesse para a comunidade acadêmica, em especial para os estudos históricos que dão visibilidade à população negra na construção da sociedade brasileira, e, mais ainda, para os estudos urbanos, pois trata da presença negra em um território importante da cidade, Guaianases, na zona Leste de São Paulo, no período 1930-1960. Entre outras características, esta obra poderá também encorajar outros estudos a ampliarem o conhecimento da construção de nossas cidades. Desde sua participação na construção do Cecafro – Centro de Estudos Africanos e da Diáspora da PUC-SP até o início do seu doutoramento, Sheila construiu uma trajetória acadêmica consistente e de grande potencial, interrompida pelo seu falecimento precoce e inesperado. Esta publicação, sendo assim, enaltece sua memória e traz a homenagem da PUC-SP a esta jovem pesquisadora.


Impresso | E-book

TERRITÓRIOS DO TORCER

Depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol

Bernardo Borges Buarque de Hollanda
José Paulo Florenzano

O livro Territórios do torcer fará os leitores-torcedores (ou seriam torcedores-leitores?) percorrerem muitos caminhos entrecruzados dentro daquilo que pode ser descrito como universo esportivo popular. E diria, sem exagero, que esse universo é apreendido aqui em camadas sutis em que as retóricas torcedoras alcançam muitas direções, intenções e consequências.


Impresso | E-book

UTOPIA, ÉTICA, RELIGIÃO

A construção de um novo mundo

Arlindo Manuel Esteves Rodrigues
Luiz Eduardo W. Wanderley

O livro Utopia, ética, religião tem como objetivo provocar respostas concretas ao agravamento socioambiental promovido pelas recentes investidas do pensamento hegemônico. Seu fio condutor é a reflexão sobre a importância do pensar utópico como resposta transformadora na superação da atual crise socioambiental e como esse pensar dialoga com as espiritualidades.