Catálogo


Impresso

NADIR GOUVÊA KFOURI

Uma mulher à frente de seu tempo

Mariangela Belfiore Wanderley
Maria Carmelita Yazbek

A vida de Nadir Gouvêa Kfouri - a primeira mulher no mundo a ser reitora de uma universidade católica - se entrelaça à história do Serviço Social e da educação superior de nosso país. Dona Nadir, como era carinhosamente chamada por seus alunos, nasceu em Avaré em 19 de dezembro de 1913, numa família de origem libanesa de seis filhos, e faleceu com a idade de 97 anos, no dia 13 de setembro de 2011. Como educadora participou da formação de grande parte dos professores de Serviço Social que hoje ainda integra o corpo docente da PUC-SP. A grande lição que deixou a todos foi sua própria vida dotada do sentido do trabalho educativo, da justiça e da democracia. Mulher de vontade, que amou a juventude buscando entender suas aspirações.


Impresso | E-book

PARTIDOS POLÍTICOS E DISPUTA ELEITORAL NO BRASIL

Pedro Fassoni Arruda

O livro Partidos políticos e disputa eleitoral no Brasil é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo reconstruir criticamente os acontecimentos políticos cruciais do final dos governos de caráter bonapartista. Para tal, refaz o percurso do coup de main da burguesia, diante das possibilidades de aprofundar um projeto de governo fundado sobre uma perspectiva nacional-desenvolvimentista com ampla participação popular. Abre a possibilidade para reflexões que vão muito além do tema da transição democrática dos governos ditatoriais para os da legalidade democrático-burguesa. Proporciona-nos refletir sobre a situação atual do movimento operário e popular, nos impasses em que vive o projeto do socialismo e nas tarefas que têm pela frente os que desejam que a transição democrática se complete na perspectiva do socialismo.


Impresso

PAULO RESENDE

O pensador nômade

Paulo Edgar da Rocha Resende

Paulo Resende nasceu em 1933 e faleceu em 2011. Teve uma vida acadêmica dinâmica e consistente. Lecionou de 1967 a 2011 na PUC-SP, onde foi um dos fundadores do Departamento de Política, da Associação de Professores, do Curso de Relações Internacionais, do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional e do Observatório de Relações Internacionais. Ainda que evitasse rótulos identitários, era bastante assertivo no que diz respeito a quem ele não era, a perfis sociais, político, ideológicos e acadêmicos que julgava importante marcar distância, como ao positivismo, ao autoritarismo, ao fascismo, ao etnocentrismo, ao elitismo, ao racismo e quaisquer outras formas discriminatórias. A igualdade, a horizontalidade no trato com os demais e no ideal político, entretanto, sempre se explicitaram como bastante sólidas.


Impressão sob demanda | E-book

SERVIÇO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO TÉCNICO-OPERATIVA

Maria Lucia Rodrigues
Mara Thereza Valente
Sandra Eloiza Paulino

É importante reconhecer na trajetória do Serviço Social a riqueza de conhecimentos já produzidos e analisá-los histórica e criticamente. Entretanto, é também importante reorientar a intervenção profissional e sua instrumentação técnico- -operativa para os contextos da realidade contemporânea. As profissões especialmente envolvidas com o social recorrem a teorias e métodos oriundos de diferentes áreas do saber através dos quais constroem os conhecimentos peculiares que corroboram para a produção do conjunto das teorias sociais. É através do estudo e do aprimoramento sobre os modos de intervir que demarcamos as especificidades de uma profissão. O propósito do livro Serviço Social e sua reconstrução técnico-operativa consiste em resgatar o ângulo histórico e prático do trabalho com grupos e do atendimento socioindividual em Serviço Social, revigorando conhecimentos e reanimando as alternativas instrumentais no cotidiano de trabalho.


Impresso

SILVIA LANE

Filósofa que mudou a psicologia social: o encontro entre uma grande vivente e a instituição libertária

Bader Burihan Sawaia

Guerras e ditaduras atravessaram a história de vida de Sílvia Lane, mas esse mundo do negativo não conseguiu aprisioná-la em paixões tristes e reativas ou diminuir sua potência de vida. Nasceu, em São Paulo, a 3 de fevereiro de 1933, e faleceu em 29 de abril de 2006, aos 73 anos. Filósofa de formação, pesquisadora/psicóloga, por escolha, promoveu uma renovação teórica e política da psicologia social hegemônica, alheia às questões sociais dos países latino-americanos, defendendo a substituição do princípio científico da neutralidade pelo de compromisso social, sem perder o rigor científico. O que só seria possível, segundo ela, por meio de constantes pesquisas sobre nossa realidade, que forneceriam material empírico para dialogar, criticar e rever teorias consagradas.


Impresso

DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Milney Chasin
Vera Lúcia Michalany Chaia

Nascida de uma parceria entre o PEPG em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a coletânea Diálogos em ciências sociais vem a público com 18 artigos que se entrecruzam em seus temas. Nela, estão presentes discussões cuja proximidade gera identidade de perspectivas, tais como juventude, ensino médio e tecnológico, cidadania, escola, aluno e professor, assuntos conexos que se encontram, mesmo na diversidade, num panorama comum.


Impresso

MIGRAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA

Dirceu Cutti
Dulce Maria Tourinho Baptista
José Carlos Pereira
Lucia Maria Machado Bógus

A leitura de Migração, trabalho e cidadania é cativante, orgânica, engajada e oferece um diagnóstico nítido do fenômeno das complexas migrações internas e internacionais, inseridas no jogo dinâmico das economias em crise e de políticas negadas às maiorias: migrantes andarilhos, que terminam por alterar vidas, memórias e sonhos, em busca de justiça autêntica e democrática.