Livro indisponível
DA METÁFORA
Sheldon Sacks
Leila Cristina M. Darin
A metáfora é muito mais do que mera figura de linguagem usada pelos poetas ou oradores. Ela muitas vezes ganha o foro de reinterpretação do mundo. Neste volume, encontramos ensaios de estudiosos como Paul Ricoeur, Donald Davidson, W. V. Quine, entre outros, que abordam a metáfora por meio dos prismas da literatura, da psicologia, da antropologia e da lógica.
Livro indisponível
ENSAIO DE SEMÂNTICA
Michel Bréal
Os textos de história da linguística ou história da semântica dizem que Bréal fundou a semântica, ou que foi o primeiro a usar o termo semântica. Que sentidos dar a frases que não seja meramente uma informação? É preciso, então, conhecer o que fez Bréal, para não reduzi-lo a essa mera notícia. A tradução do seu Essai de Sémantique atende a essa necessidade, contribuindo para repor à reflexão a questão do sentido e da história.
Livro indisponível
FERNANDO PESSOA
Poesia, transgressão, utopia
Fernando Segolin
Sabendo escapar à monotonia nada criativa das leituras psicológicas ou metafísicas, lendo o problema da identidade nos interstícios da criação poética e não nos desvãos da psicologia, Fernando Segolin resgata o poeta em suas várias vozes.
Livro indisponível
FILOSOFIA DA ARTE NA ITÁLIA
Hippolyte Taine
Plínio Augusto Coêlho
Partindo do princípio da correspondência exata e necessária entre uma obra e seu meio, o autor traça um panorama da vida italiana no final do século XV e início do XVI e analisa a história da pintura na Itália, nesse período em que surgiram artistas completos: Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Ticiano, entre outros.
Livro indisponível
LINGUÍSTICA APLICADA
Da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar
Mara Sofia Zanotto de Paschoal
Maria Antonieta Alba Celani
A coincidência de dois fatos relevantes deu origem a esta publicação. O primeiro foi a intensificação, nos últimos anos, de fóruns de debate sobre a identidade e consolidação da linguística aplicada, cuja história, no Brasil, é recente. O segundo foi a comemoração dos vinte anos do primeiro Programa de Pós-Graduação na área – o Programa de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (Lael) da PUC-SP – que teve papel marcante no processo histórico de construção da identidade da área no Brasil.
Delineou-se, assim, esta publicação que tem por objetivo uma reflexão crítica sobre a linguística aplicada tanto de uma perspectiva histórica quanto de uma perspectiva sincrônica.