Catálogo


E-book gratuito

JOVENS LATINO-AMERICANOS

Necropolíticas, culturas políticas e urbanidades

Silvia Helena Simões Borelli
José Manuel Valenzuela

Uma primeira advertência deve ser feita aos leitores deste livro. Não esperem encontrar, neste livro, visões edulcoradas ou abordagens esquemáticas. Antes, é de um cenário de tensões e também de múltiplas conexões que partem nossos autores e autoras para abordar a complexa vivência de jovens na América Latina. Já de início, a proposta desta jornada de fôlego fica clara. É sob um regime necropolítico que nos vemos assentados, e a extensão dos seus impactos nefastos faz-se sentir de modo dramático e destacado por inúmeras juventudes. Existem fantasmas e cadáveres a nos espreitar, de Tijuana a Santiago do Chile, de Córdoba ao Rio de Janeiro, de Buenos Aires a São Paulo, de Bogotá à Zona da Mata mineira.


E-book gratuito

NUVENS & REDES

Fernando José de Almeida
Maria Elizabeth B. de Almeida
Maria da Graça Moreira da Silva

“Quem tece as redes? Os fios das redes não são soltos ou justapostos. Unem-se e separam-se por nós. Não necessariamente para nós. Num desenho mágico, os fios se enredam e os nós organizam o todo. Os nós definem as distâncias, os momentos das uniões, as dimensões quadráticas das zonas de escape. Definem os volumes e os pesos que suportarão seus fios”. Este livro de ensaios, nascidos de pesquisas e aulas, busca explicitar as tantas dimensões humanas que podem brotar da análise das redes, trazendo à reflexão estratégias políticas e pedagógicas para a compreensão e melhor participação no mundo enredado que estamos vivendo.


E-book gratuito

CIÊNCIAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

objetos de pesquisa

Vera Lúcia Michalany Chaia
Lucia Maria Machado Bógus
Luís Felipe Aires Magalhães

Dividido em quatro eixos, "Ciências sociais contemporâneas..." reúne textos sobre: produção da cidade, envolvendo a produção do imaginário urbano e da memória social da cidade; imagem, (in)visibilidade, lideranças políticas e novos sujeitos sociais; questão de gênero e suas interseccionalidades, espacialmente trabalho, classe social e raça, em distintos contextos urbanos e sociais; e aspectos sagrados e religiosos a produção coletiva de arte e cultura em grupos sociais como indígenas e pessoas em situação de refúgio.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE

O Sagrado em Perspectiva

Marlise A. Bassani

A partir da abordagem do Sagrado como perspectiva condutora para diversas contribuições no campo da ciência, em especial a psicológica, a Coletânea reúne três temáticas de exploração – Espaço, Tempo e Corpo - correspondentes a eventos promovidos pelo Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, proporcionando um convite às possibilidades de articulação. Além da compilação dos textos, apresenta reflexões dos próprios autores a respeito das contribuições para os dias atuais, propiciando um panorama do processo científico na produção de conhecimento. Convite feito: profissionais, professores e pesquisadores em Psicologia, estudantes de graduação e pós-graduação, desta e de outras áreas do conhecimento, e público em geral, a participarem das discussões levantadas em busca de atualizações, aprofundamentos e interlocuções desafiadoras!


Livro indisponível 

HISTÓRIA, LITERATURA E CIDADE

Yvone Dias Avelino
Francisco Alcides do Nascimento
Vera Lucia Vieira

"História, literatura e cidade" coloca a cidade em diálogo com a literatura, fator original, tanto para o historiador como para o literato. A literatura oferece ao historiador possibilidades de interpretações nas diferentes temporalidades ficcionais que o literato sempre trabalhou. Este livro apresenta diversos olhares sobre a ques¬tão urbana. Olhares substanciosos que aprofundam o entendimento e ajudam a enfrentar o complexo desafio de compreender e ajudar a intervir nesse palco em que todos atuamos.


E-book

COMO SAIR DAS BOLHAS

(2 ed. revista e ampliada)

Pollyana Ferrari

Em Como sair das bolhas, Pollyana Ferrari mostra, dentro do contexto do jornalismo e das redes sociais falsas, que a fake news é facilitada pelo vício de as pessoas criarem personagens que às vezes nem são, pelo vício em celular e redes sociais, pela falta de tempo que dão a elas mesmas para desconectar e parar para pensar, questionar. Por isso a facilidade para a apertar o botão e compartilhar algo que nem têm certeza. Mais do que isso, a autora mostra como hoje o conceito de “viver na bolha” evoluiu para algo pior: as pessoas (de modo geral) só convivem, mesmo virtualmente, com quem pensa parecido, com quem tem a mesma opinião política e gosta dos mesmos ídolos, da mesma música, o que facilita que, ao receber algo absurdo sobre políticos, sobre um artista ou sobre um time de futebol, já compartilhe, como se fosse verdade.


Impresso | E-book

CLAMOR E DITADURAS NO CONE SUL

documentação, memória e pesquisa

Ana Célia Navarro de Andrade
Heloísa de Faria Cruz

O livro "Clamor e ditaduras no Cone Sul" é um dos resultados do trabalho arquivístico de organização, complementação, preservação e disponibilização digital da documentação do Fundo Clamor desenvolvido pelo Cedic/PUC-SP, com apoio da Fapesp. Contém textos sobre o próprio acervo e sua organização bem como sobre temas relevantes por ele suscitados reunindo reflexões de pesquisadores da PUC-SP e de diversas outras universidades que se debruçaram sobre o acervo. Aborda desde o histórico da custódia e do tratamento do acervo, passa pela discussão sobre tipos e dimensões específicas destes documentos, chegando à reflexão sobre questões como as diferentes estratégias repressivas então utilizadas pelas ditaduras de segurança nacional no continente bem como as ações de solidariedade para com as vítimas e a natureza da militância em defesa dos direitos humanos no período. Trata-se de mais uma vez tornar disponível aos pesquisadores e ao público em geral informações sobre a riqueza e potencialidades da documentação desta que é reconhecida como uma das mais importantes entidades de solidariedade com refugiados, presos e perseguidos políticos das ditaduras do Cone Sul.