Catálogo


E-book

MÍDIAS SOCIAIS NO BRASIL EMERGENTE

Juliano Spyer

Mesmo tendo menor escolaridade e menos dinheiro, os brasileiros das classes populares ajudaram a pagar por sua inclusão digital. Quando os brasileiros de baixa renda começaram a acessar redes sociais, pessoas de alto poder aquisitivo ridicularizaram o conhecimento tecnológico limitado, o gosto diferente e a baixa escolaridade desses usuários mais pobres, mas isso não os intimidou, e eles continuaram a expandir sua presença nos serviços on-line. Jovens criaram perfis para parentes mais velhos, quase analfabetos, e os ensinaram a navegar em plataformas como Facebook e WhatsApp.
Juliano Spyer procura entender por que brasileiros de baixa renda investiram tanto tempo e dinheiro para incorporar o uso das mídias sociais a seu cotidiano. Explora essa questão por uma variedade de temas, incluindo educação, relacionamentos, trabalho e política e argumenta que o uso das mídias sociais reflete valores e motivações contraditórias. Brasileiros de baixa renda abraçam as mídias sociais para exibir sua crescente escolaridade e mobilidade social, mas a mesma tecnologia também fortalece redes de apoio mútuo tradicionais que rejeitam atitudes individualistas.


Livro indisponível 

TODOS OS MONSTROS DA TERRA

Bestiários do cinema e da literatura

Adriano Messias

O monstruoso estaria focalizado naquele que olha ou na existência de um “outro corpo”, que nos fascina e nos repugna ao mesmo tempo? Nesse sentido, Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura nos convida a degustar uma semiotização com base na psicanálise que entende o monstruoso como signo, portento ou prodígio, mas, também, como indício de futuro. Esses significados revelam o alto grau de semioticidade do corpo dos monstros e de sua função essencial e paradoxal, que é sinalizar e mostrar algo, mesmo que a sociedade procure escondê-los e marginalizá-los. Adriano Messias redime o monstruoso como um corpo que expressa diversidade. Nesse sentido, a problemática do monstro nunca termina: ele aparece e volta a aparecer, e, em cada nova metamorfose, mostra-se o melhor e o pior de cada sociedade e época. Assim, o monstruoso não é só produto da imaginação, mas um signo que marca os distintos momentos críticos do processo social e político das culturas.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PESQUISAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Contexto e desafios

Ida Kublikowski
Edna Maria Severino Peters Kahhale
Rosa Maria Tosta

Produção coletiva dos professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, considerado um dos mais antigos programas de Psicologia Clínica do País, esta obra, com considerável amplitude, contempla as mais diversas perspectivas em Psicologia Clínica – mas sobretudo reflete a sua riqueza e seus dilemas – e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP em suas diferentes facetas. A ordem de apresentação dos capítulos não segue nenhum critério teórico e ou metodológico, facultando, ao leitor, escolher a ordem de leitura que lhe convier.


Impressão sob demanda | E-book

HISTÓRIA PESSOAL E SENTIDO DA VIDA

Historiobiografia

Dulce Mara Critelli

Pode-se dizer que o eixo de História pessoal e sentido de vida se encontra na noção e na prática da narrativa. Como um elo de mediação entre os dois segmentos do título, é a narrativa da história pessoal que faz emergir o sentido da vida. E é juntando “história” e “sentido” que a narrativa enreda os eventos transformando a vida em biografia. Se, na clareza da sua escrita e da sua organização, este livro nos fala das narrativas de histórias que se expressam no alinhavamento da biografia, também nos diz – não tão claramente, é certo – que as histórias são paradoxalmente “silenciosas” ou “inauditas”. Ele pode ser lido como um conto. Nele, o leitor atento saberá decifrar a história narrada e ouvir a história “em surdina”.


Impressão sob demanda | E-book

HISTÓRIAS DAS EXPOSIÇÕES

Casos exemplares

Fabio Cypriano
Mirtes Marins de Oliveira

As pesquisas sobre as histórias das exposições vão além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas, voltam sua atenção para o peso que as instituições têm na disseminação e consagração desses objetos/ações e seus produtores. Não existe uma instituição neutra, e cada detalhe material das exposições que abriga indica possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Histórias das exposições. Casos exemplares reúne um grupo de pesquisadores já envolvidos com essa temática, e cada um aborda questões essenciais que envolvem as histórias das exposições: dos dispositivos arquitetônicos usados ao longo do século XX a estudos de caso específicos.


Impresso | E-book

PSICOLOGIA

Uma (nova) introdução

Luís Claudio M. Figueiredo
Pedro L. Ribeiro de Santi

Este livro leva o leitor a refletir sobre as condições socioculturais que propiciaram o aparecimento de diferentes teorias psicológicas e, atualmente, sua difusão, sobretudo na área clínica.


E-book gratuito

A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE ABDELMALEK SAYAD

Gustavo Dias
Lucia Maria Machado Bógus
José Carlos Alves Pereira
Dulce Maria Tourinho Baptista

Esse é o primeiro livro sobre Abdelmalek Sayad publicado no Brasil. Ele é fruto do "Seminário 20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad", realizado no Tucarena, em 2018. O seminário agregou pesquisadores nacionais e internacionais com o intuito de prestar homenagem aos 20 anos de sua morte, debater e promover o seu legado intelectual. Duas décadas depois, o pensamento de Abdelmalek Sayad continua atual e de máxima urgência para compreendermos os fenômenos migratórios dramáticos que ocorrem ao longo das fronteiras mundiais. Apesar de bastante conhecido e citado no campo dos estudos migratórios, desenvolvido no Brasil, o acesso à sua obra é um grande desafio enfrentado por pesquisadores brasileiros. Sobretudo, entre os pesquisadores nos primeiros passos da pesquisa.