Catálogo


Livro indisponível 

SUBJETIVIDADE E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM VIGOTSKY

Susana Inês Molon

Contrariando a concepção corrente de que Vigotsky recusou estes os conceitos de sujeito e de subjetividade, a autora busca referências analíticas desses conceitos em seus escritos. O livro demonstra que é possível pensar o sujeito da ação e da significação sem negar a determinação sócio-histórica ou enaltecer a compreensão unívoca do mundo através de um só olhar.


Livro indisponível 

SUBLIMAÇÃO

O subliminar e o sublime

Regina Fabbrini

A filosofia, querendo abordar o real, mal consegue acordar do sono da neurose. A consequência disto é a metafísica, a debilidade mental do Ocidente. E, cada vez que tentou sair de tal sonho, resultou em perversão ou psicose. Este excelente trabalho de Regina Fabbrini, merece crédito ao elucidar a congruência assintótica entre o discurso psicanalítico e o filosófico no que diz respeito à sublimação, conceito que muito tem de enigmático, porém nada de inefável.


Livro indisponível 

VISÕES DA NATUREZA

Seringueiros e colonos em Rondônia

Carlos Corrêa Teixeira

Os processos de ocupação do território, a questão das fronteiras, os conflitos de interesses e o choque entre diferentes tradições culturais. Estes são alguns elementos presentes no discurso de seringueiros, colonos, caboclos e índios na colonização do território de Rondônia no período de 1970 a 1990. A luta pela terra e as representações culturais desses grupos a respeito da natureza permitem uma visão compreensiva das suas práticas sociais.


Livro indisponível 

20 ANOS DE JORNALISMO PUC-SP

Margarethe Born Steinberger-Elias

Coletânea em comemoração aos 20 anos do curso de jornalismo da PUC-SP, dividida em três partes: “História e Memória”, “Depoimentos” e “Avaliação. Perspectivas”.


Livro indisponível 

A NAÇÃO POR UM FIO

Caminhos, práticas e imagens da “Comissão Rondon”

Laura Antunes Maciel

Laura Antunes Maciel busca destacar a luta sempre presente entre o desejo de construção da unidade e a existência de diversas culturas e modos de vida, a maneira como se tentou obscurecer o fato de que a maior parte da população continuava excluída da participação e dos direitos políticos, apesar da contínua ênfase na construção da ideia de nação. Aliada a uma narrativa límpida, a uma proposta criativa, a um desempenho seguro, sobressaem-se as qualidades da historiadora/pesquisadora: o criterioso cuidado na expressão dos pressupostos que articulam dados, fontes e indagações, a preocupação com a explicitação das filiações teóricas, o diálogo com a historiografia do período e do tema, a produção das referências documentais utilizadas.


Livro indisponível 

ACHADOS CHISTOSOS

Da psicanálise na escrita de José Simão

Jane de Almeida

Provando que pesquisa universitária não tem de ser tediosa, nem na escolha do objeto, nem na maneira de tratá-lo, este livro aborda o chiste numa mistura criativa das questões de linguagem com as questões do inconsciente. Universo escolhido para análise: as crônicas de José Simão na Folha de S. Paulo.


Livro indisponível 

ARTE DA CRIAÇÃO

Dos manuscritos de Charles S. Peirce aos escritos de H. Matisse

Maria José Palo

Estudo da lógica específica à semiose do signo, a um só tempo, na relação com os princípios da ciência e os princípios da arte visual. Fundamentada na hipótese do princípio lógico da continuidade do signo, o sinequismo peirceano, a autora faz uma revisão conceitual da natureza do signo artístico, em campo de probabilidades de produção de sentido.