Catálogo


Livro indisponível 

INDIVIDUALIDADE

Afirmação e negação na sociedade capitalista

Isilda Campaner Palangana

Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. Isilda Campaner Palangana abraçou o tema para elaborar sua tese de doutorado e, agora, apresenta-a nesta publicação que, sem dúvida alguma, será um marco pelas informações que traz.


Livro indisponível 

INTERACIONISMO SIMBÓLICO E TEORIA DOS PAPÉIS

Uma aproximação para a Psicologia Social

Chirley Bazilli
Erico Rentería
José Carlos Duarte
Kety Valéria Simões Franciscatti
Leandro Feitosa Andrade

Relacionando interacionismo simbólico e teoria dos papéis, os autores desta obra possibilitam a apreensão das aproximações entre esses dois enfoques e matizam-lhes as diferenças. São apresentados os principais autores de ambas as linhas, com destaque para George Mead, no interacionismo simbólico, e Erving Goffman, na teoria dos papéis.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

História, perspectivas, ensino

Neusa Barbosa Bastos

A presente coletânea objetiva contribuir para a melhoria da Língua Portuguesa. Visando integrar os colegas de ensino fundamental e médio às pesquisas realizadas na academia, trazemos a esse leitor privilegiado textos dos professores do 6º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, realizado em 1996.


Livro indisponível 

MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

A fala de alguns de seus chefes

Maria Angélica Borges
Cristina Helena P. de Mello
Claudemir Galvani
Waldir Pereira Gomes

No bojo das comemorações do cinquentenário da criação e incorporação da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, o Departamento de Economia apresenta a sua história, desde sua gênese, passando por seus momentos mais significativos e mostrando a sua especificidade no cenário nacional.


Livro indisponível 

MÚSICA E REPETIÇÃO

A diferença na composição contemporânea

Silvio Ferraz

Um livro de um compositor que pensa, de um intelectual que compõe. Nele, somos conduzidos habilmente por um sólido discurso sobre o pensamento composicional, desvelando características desse que pode ser tido como um dos mistérios mais ancestrais e transcendentes da criação– o jogo de repetição –, num desafio original em que a filosofia, viva, é parte fundamental.


Livro indisponível 

O BANCÁRIO E A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA QUALIFICAÇÃO

Paulo Kazuhiro Izumi

O autor estuda o impacto dos processos de automação sobre os parâmetros de avaliação do bancário e as modificações na estrutura de ocupações, indicando ações e propostas para redirecionar a gestão e o uso de recursos tecnológicos. Este livro ultrapassa a visão simplista de que a qualificação e a reciclagem resolvem o problema do desemprego na área bancária e aponta a ação sindical como caminho de luta.


Livro indisponível 

O TEMPO DO TRAUMÁTICO

Felicia Knobloch

Os fenômenos que se apresentam na prática clínica e, especialmente, os que fazem obstáculo ao andamento da experiência analítica sempre inquietam o analista, exigindo dele um trabalho dos conceitos. Mas, quando a clínica se coloca no limite, quando são questionadas as fronteiras no interior da quais o uso do instrumento analítico é legítimo, a exigência parece tornar-se ainda mais aguda. Nesse caso, a inventividade torna-se sustentáculo imprescindível para a própria existência da situação analítica, e o fazer clínico parece solicitar imperiosamente a atividade de um canteiro de obras conceitual que o fundamente. É aí que Felicia Knobloch encontra o ponto de partida de sua reflexão, nas situações clínicas consideradas pelo criador da psicanálise como alheias à competência do fazer analítico. Afirma Freud que “nos estados de crise aguda, a análise é para todos os fins inutilizável, pois todo o interesse do ego é tomado pela realidade penosa”. Felicia coloca em questão tal afirmação, assim como seus fundamentos metapsicológicos, numa obra que, por sua clareza e pela pertinência com que a autora coloca suas interrogações, pela fineza na discriminação das minúcias, pelo rigor na apresentação e acompanhamento dos conceitos, pela força das imagens produzidas em sua escrita, será certamente muito enriquecedora para os leitores.