Catálogo


Livro indisponível 

O UNIVERSO INCAICO

Garcilaso de la Veja

Esta obra é uma seleção de textos dos Comentários Reais do Inca Garcilaso de la Vega, com o objetivo de apresentar amostra representativa do conteúdo dessa obra bem como propiciar um esboço da cultura do extinto Império dos Incas.


Livro indisponível 

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

O otimismo dialético em educação

Lúcia Aranha

Percorrendo as ideias dos principais teóricos da chamada “pedagogia histórico-crítica”, bem como as de alguns de seus críticos, a autora detecta nestes e naqueles insuficiências/lacunas e/ou equívocos que se vinculam à desatualização de seus quadros conceituais, de onde partem suas noções de objetividade, universalidade, etc., e à falta de uma abordagem, entre outras, das relações entre linguagem e cultura.


Livro indisponível 

POESIA SONORA

Poéticas experimentais da voz no século XX

Philadelpho Menezes

A poesia sonora está entre a literatura e a música; entre a fala e o canto. Mas não se confunde com nenhum deles. Vem sendo desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos como a poética da voz, desde as primeiras décadas deste século. Esta obra apresenta uma rica seleção de textos críticos e manifestos – desde a formação dessa espécie de poética até suas formas contemporâneas – elaborados pelos próprios protagonistas. O livro traz ainda um ensaio de Paul Zumthor, um dos maiores estudiosos da oralidade.


Livro indisponível 

REFLEXÕES SOBRE MEUS CONTEMPORÂNEOS

Charles Pierre Baudelaire

Estranhas heresias introduziram-se na crítica literária. Não sei que pesada nuvem, vinda de Genebra, de Boston ou do inferno, interceptou os belos raios do sol da estática. A famosa doutrina da indissolubilidade do Belo, do Verdadeiro e do Bem é uma invenção do filosofismo moderno (estranho contágio, que faz com que, definindo a loucura, se fale o jargão dela!). Os diferentes objetos da investigação espiritual exigem faculdades que lhe sejam eternamente apropriadas; algumas vezes, tal objeto só exige uma delas, outras vezes, todas juntas, o que só acontece muito raramente e, também, nunca em uma dose ou em um grau igual. Além disso, é preciso observar que quanto mais um objeto exige faculdades, menos nobre e puro ele é, quanto mais complexo, mais bastardia contém. O Verdadeiro serve de base e de objetivo às ciências; ele invoca, sobretudo, o intelecto puro. A pureza de estilo será bem-vinda aqui, mas a beleza de estilo pode ser considerada como um elemento de luxo. O Bem é a base e o objetivo das investigações morais. O Belo é a única ambição, o objetivo exclusivo do Gosto.


Livro indisponível 

SERÁ O BENEDITO!

Mário de Andrade

Esta obra reúne crônicas e artigos quase desconhecidos, publicados apenas no Suplemento em Rotogravura de O Estado de São Paulo, entre 1937 e 1941.


Livro indisponível 

UM PASSADO REVISITADO

80 anos do curso de Filosofia da PUC-SP

Salma Tannus Muchail

Este livro é fruto de um Colóquio comemorativo que buscou aliar a reflexão de natureza filosófica e a produção de algum registro histórico.


Livro indisponível 

BORGES, DISFARCE DE AUTOR

Guilherme Simões Gomes Júnior

Através da declaração do texto borgiano, o autor descobre que o grande contista argentino foi leitor de outros textos que pululavam na sua narrativa. Assim, ele vê Jorge Luis Borges como um grande leitor de ficção e, mais que isso, um cientista de literatura, havendo entre artista e cientista um disfarce de autor.