A Pesquisa

O presente Projeto trata de um relatório de uma pesquisa desenvolvida no período de 19 de setembro de 2011 a 18 de setembro de 2013 com o objetivo principal de identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do Projeto UCA, as mudanças no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa evidenciados, bem como desenvolver um processo de intervenção contextualizado que possa impulsionar o uso do laptop de modo que traga contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo.

A pesquisa foi delimitada a sete escolas públicas ligadas ao Projeto UCA – Fase II dos estados de São Paulo, Goiás e Tocantins, e se organizou em três etapas, que ocorreram integradas: diagnóstico, intervenção e análise. A proposta da pesquisa partiu das evidências identificadas nas escolas onde se desenvolviam o Projeto UCA e a formação de seus educadores era de responsabilidade direta da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP ou nas quais a PUC-SP era responsável pela formação dos formadores das universidades dos estados de Goiás e Tocantins (Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Tocantins). A pesquisa se alicerçou na tríade investigação-ação-intervenção em busca de respostas para um problema com caráter de intervenção, que ocorre por meio de formação, prática, reflexão e meta-reflexão.

A metodologia teve como base a análise documental e a pesquisa de campo em escolas, com características colaborativa, reflexiva, de desenvolvimento, interpretativa e qualiquantitativa, aproximando-se do design metodológico e design-based research (design experiments), isto é, de metodologias desenhadas no decurso da pesquisa (REDIG, 2006; DBRC, 2003). Os procedimentos da investigação foram análise documental, registro de observação, diário reflexivo, entrevista, questionário, grupo focal e narrativas. A organização e a análise de dados se fez com o uso de aplicativos básicos, em especial o Excel, armazenagem e compartilhamento das informações por meio da computação em nuvem (cloud computing), Google docs para aplicação de questionários, banco de dados específicos para organização das respostas aos questionários, softwares para tratamento de dados qualiquantitativos e análise hierárquica das inter-relações entre os dados, entre os quais software CHIC - Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive.

Os resultados obtidos estão retratados em vasta produção científica, com destaque para: as contribuições, dificuldades e os impactos no currículo identificados nas práticas com o uso do laptop sob o olhar de gestores, professores, especialistas alunos e pais; os impactos no currículo que evidenciam mudanças com indícios de inovação educativa; as necessidades emergentes de formação que contribuíram com a construção de práticas significativas com o uso do laptop; as características da mobilidade e das diferentes linguagens (escrita, imagética, musical, fílmica, teatral...) reconhecidas nas atividades realizadas (na escola ou fora dela) com o uso do laptop; o apoio e a preparação do professor para a seleção de material didático digital e outros recursos do laptop ou da web, segundo os objetivos pedagógicos e as condições contextuais.

A análise desses resultados indica a necessidade de se considerar em outras iniciativas voltadas à integração das TDIC, seja qual for o dispositivo tecnológico, a integração entre as dimensões pedagógica, organizacional, da gestão, da formação de educadores e das políticas públicas.

Apoio
PUC-SP UFG UFT
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo    
Divisão de Tecnologia da Informação LabTime  
Outros sites
CNPq Grupo de pesquisa
Ministério da Educação e-curriculum
Capes

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