Resultados

A implementação do projeto O currículo da escola do século XXI – integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem, realizado no período de setembro de 2011 a setembro de 2013, oportunizou a produção de novos conhecimentos sobre o tema currículo e tecnologias explicitados em publicações, ao mesmo tempo em que propiciou a formação de pesquisadores e fortaleceu os laços entre grupos de pesquisa das universidades envolvidas – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Tocantins – UFT.

Os resultados são destacados em tópicos específicos.




Principais resultados evidenciados nas escolas


A partir dos estudos realizados nas escolas foi possível identificar as contribuições em relação aos alunos, à prática pedagógica, aos impactos nos processos de inclusão digital, social e educacional, às mudanças, à formação dos professores e respectivas necessidades, à exploração da mobilidade e ao apoio ao professor.

Em relação aos alunos se destacam: a autonomia, o protagonismo, a colaboração, o desafio de conhecer o novo, o compartilhamento de saberes, a inclusão digital. Quanto aos professores, emergem como contribuições a socialização de práticas e o enriquecimento das aulas com a ajuda dos recursos do laptop, a interação entre os professores e a socialização de produções.

As evidências das contribuições do uso do laptop para as práticas pedagógicas foram identificadas no desenvolvimento das atividades escolares, que incluem pesquisa de informações em distintas fontes, o uso de recursos de multimídia, a produção de textos com o uso de palavras, imagens, áudios e vídeos e o uso de jogos.

No relato das dificuldades se destacam os aspectos técnicos e de infraestrutura, tais como o manuseio do laptop e sua pequena capacidade de armazenamento, a lentidão no processamento pelo sistema operacional e os comandos diferentes de outros sistemas mais usuais, os problemas de conexão com a Internet, a falta de política de manutenção dos laptops, além da ausência quase geral de referência ao Projeto UCA nos projetos pedagógicos das escolas e a alta rotatividade dos professores.

No que se refere aos impactos a pesquisa evidenciou a inclusão digital de professores, alunos e famílias nos casos em que o laptop era levado para casa; impacto educacional sobre os alunos na percepção sobre a importância do laptop em sua vida e aprendizagem, na troca de informações entre alunos de outras regiões via web, na exploração das distintas linguagens em suas produções, na intensidade de uso da biblioteca da escola, na qualidade dos estudos do meio ambiente circundante à escola; impacto social no entorno da escola a partir da compreensão dos alunos sobre as informações a que tiveram acesso com o uso do laptop, a importância das TDIC em sua futura profissão, nas relações entre professores e alunos, entre os professores e entre os alunos, nas relações entre alunos e pais, na aproximação entre pais e escola.

Há indícios de impactos nas formas de ensinar e aprender que extrapolam as atividades com o uso do laptop; no design da sala com os alunos agrupados e o professor circulando entre eles; no relacionamento entre os alunos nos momentos de recreio no pátio da escola; no planejamento didático pedagógico da aula; na gestão escolar; no uso do laptop integrado ao currículo de distintas áreas de conhecimento e no cotidiano das crianças; na diminuição das faltas às aulas e da evasão escolar.

Como mudanças se destacam o professor como pesquisador da própria prática, seu envolvimento em projetos de pesquisa sobre as práticas com o uso do laptop com a cultura do registro e atuação de seu currículo, proposta de trabalho, atividades desenvolvidas e respectivas análises, sua participação em eventos científicos, a ampliação do olhar para a realidade da escola, seu envolvimento com a realidade social dos alunos.

Em relação às necessidades emergentes de formação os professores apontaram a necessidade da realização de oficinas práticas e de material que apresente tutoriais, para que tenham mais segurança e habilidade no uso dos laptops com seus alunos; a necessidade de dar continuidade às ações de formação, incluindo encontros presenciais. Os professores consideram que a formação continuada foi significativa, pois possibilitou conhecer os diferentes materiais didáticos digitais, além de suscitar novas ideias de como, porquê, quando e a serviço de que utilizar esses materiais, além da realização de outras oficinas temáticas voltadas à integração entre as tecnologias e o currículo.

Foram identificadas diferentes formas e níveis de mobilidade, relacionadas com a mobilidade física dos equipamentos já que algumas escolas não autorizavam os alunos a levá-los para casa, mas realizaram atividades com os equipamentos fora da sala de aula e no entorno da escola. Há escolas em que os alunos levavam o laptop para casa no final de semana e uma delas deixou os laptops sob a guarda dos alunos. Em uma escola durante o final de semana, muitos alunos se postavam em volta da escola para ter acesso à internet e fazer suas explorações na internet. Nos casos em que se explorou a mobilidade física também se evidenciou a mobilidade informacional, da aprendizagem e do currículo que se expandiu para além dos espaços da sala de aula e da escola.

A formação contextualizada evidenciou a importância de considerar tanto as preferências do professor em relação à sua aprendizagem e ao desenvolvimento da prática pedagógica, como as práticas inerentes à realidade da escola, sua cultura, condições de infraestrutura, proposta curricular e características identitárias do grupo em formação.

Esses resultados apresentados indicam que quando são superados ou contornados os problemas relacionados com a implantação das políticas públicas, bem como com a tecnologia, a infraestrutura e a conexão, o uso pedagógico do laptop contribui para a prática dos professores, o envolvimento e a participação dos alunos, o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, produção e representação do conhecimento com o uso de múltiplas linguagens e investigação. A partir desse momento é que começam a surgir indícios da construção de web currículos, que caracterizam o currículo da sociedade digital.



Impactos da pesquisa para avanço do estado da arte na área de educação


Os resultados permitiram identificar contribuições que propiciam avanços na área de conhecimento Educação, em relação ao campo das tecnologias na educação, com destaque para:

  1. A formação de professores alicerçada nas concepções de formação contextualizada, construcionista e em rede foi ressignificada com a presença da tecnologia no ato educativo, propiciou a criação de ambientes de aprendizagem imersivos e criou condições para formadores e pesquisadores compreenderem as práticas e os contextos e realimentá-los.
  2. O envolvimento na formação e na investigação de todos os sujeitos (gestor, professor, especialistas, alunos e pais) que participam da vida da escola contribuiu para a qualidade dos estudos de caso desenvolvidos e se expressa nas produções científicas.
  3. O aprofundamento do conhecimento sobre a integração entre o currículo e as TDIC se relaciona com a concepção de currículo subjacente à prática do professor e ao estágio de desenvolvimento da apropriação tecnológica e pedagógica em que ele se encontra.
  4. O aprofundamento do conhecimento sobre o processo de apropriação pedagógica e tecnológica, cujo desenvolvimento se relaciona com a fluência tecnológica de modo que o professor possa utilizar as funcionalidades das TDIC para integrá-las com o currículo.
  5. A preparação do professor para a escolha e a avaliação de material didático digital lhe propicia atribuir sentido ao uso pedagógico das TDIC e superar o uso centrado na instrumentalização.
  6. A identificação do potencial das Comunidades de Prática - COP online contribuiu para a produção de conhecimentos sobre a formação considerando-se os distintos contextos de trabalho e a prática pedagógica. Este aspecto é fundamental quando se trata da formação online em larga escala, cuja concepção deve superar a transmissão de informações e enfatizar a colaboração, o compartilhamento de práticas, a reflexão, a negociação de significados e a construção de conhecimentos.

Foram identificadas mudanças na reorganização do tempo e do espaço de trabalho pedagógico das escolas, nas relações professor-aluno e aluno-aluno, na ecologia da sala de aula e de outros espaços da escola e do entorno da escola, no vocabulário dos alunos que se apropriaram de palavras da cultura digital, avanços nas competências de leitura e expressão do pensamento com o uso de múltiplas linguagens empregadas em distintas práticas sociais midiatizadas pelas TDIC, aspectos pouco observados quando se faz uso de tecnologias que não têm as características de mobilidade. A par disso, outros aspectos, já evidenciados em investigações focadas em uso pedagógico de distintos dispositivos digitais, tais como os computadores de mesa, foram identificados na presente pesquisa, entre eles: a melhoria na autoestima de alunos e professores; o despertar do prazer pela investigação da parte de professores e alunos; a percepção do erro como objeto de reflexão, atribuição de significado e reformulação do conhecimento; o aumento da motivação dos alunos; a melhoria nas habilidades de leitura e representação do conhecimento.



Principais contribuições para difusão e transferência do conhecimento


O compartilhamento dos conhecimentos produzidos se fez ao longo do desenvolvimento do projeto por meio de publicações de artigos em eventos, livros e periódicos. Além disso, os seminários de pesquisa realizados, os encontros entre as ecolas com apresentação de seus trabalhos, os blogs e sites criados, os artigos, teses e dissertações retratam a produção e difusão do conhecimento.

A realização do III Seminário Web Currículo na PUC-SP, em novembro de 2012, adotou o tema Educação e Mobilidade para os trabalhos apresentados, tendo contado com 392 trabalhos submetidos ao parecer do comitê científico, entre os quais 181 foram aprovados para apresentação no evento, inclusive 26 trabalhos de autoria ou coautoria de participantes deste projeto. Este evento representou um momento importante para a difusão e transferência do conhecimento produzido por esta pesquisa, assim como para a realização de palestras e mesas-redondas sobre o tema com a participação de especialistas convidados do Brasil e do exterior. 

Os blogs das escolas, o blog web currículo, o blog do Projeto UCA – SP e se constituem como espaços de difusão do conhecimento e de diálogo com a comunidade.

A difusão da proposta, ação e resultados desta pesquisa levou a outras iniciativas, que se alimentam dos resultados ora produzidos, e se caracterizam como novas pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em andamento, bem como a outros projetos de formação no âmbito do PROUCA, em desenvolvimento no município de São Bernardo do Campo, SP e em oitenta municípios do estado do Tocantins, cuja expectativa é de que se constituam em novos projetos de investigação-formação-ação. Desse modo, o conhecimento produzido retorna à educação básica como um produto gerado no trabalho colaborativo entre a universidade e a escola!

Apoio
PUC-SP UFG UFT
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo    
Divisão de Tecnologia da Informação LabTime  
Outros sites
CNPq Grupo de pesquisa
Ministério da Educação e-curriculum
Capes

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