Número 10, Julho - Dezembro/2014
ISSN: 1984-3585
 
 

ARTIGOS

Duplo vínculo e o design de interface
Eduardo Fernandes Araújo

Este artigo defende que as pesquisas em design de informação e interface não deveriam focar tanto em coisas, mas em relações. Apresenta o diagnóstico do filósofo coreano Byung-Chul Han sobre como poderíamos analisar nossa atual situação em termos de suas consequências psicopolíticas. Em contraste com a perspectiva desestimulante de Han, o artigo introduz as perspectivas mais otimistas de Gregory Bateson acerca das potencialidades do duplo vínculo e da deuteroaprendizagem. O artigo propõe que o perguntar em duplo vínculo pode ser uma solução para os supostos impasses do pensamento projetual na contemporaneidade. (...)

Ciberespaço como ambiente hipermidiático de evolução icônica da escrita
Isabel Jungk

Com o advento da World Wide Web e das tecnologias hipermidiáticas de transmissão de texto, novas grafias de palavras do léxico vem sendo informalmente adotadas como forma de adaptação da linguagem escrita aos suportes digitais, sua complexidade e suas peculiaridades. Com o intuito de contextualizar as mudanças que se processam, as relações entre escrita e hipermídia no ciberespaço podem ser observadas sob diversos ângulos, tais como: tecnologia, sistema ambiente, sistema hipertextual, e o ciberespaço como suporte multidimensional. Como resultado, as relações entre linguagem verbal e escrita hipermidiática podem ser mais claramente elucidadas, evidenciando sua crescente iconicidade no ciberespaço. (...)

Leitura semiótica dos ícones de aplicativos do iOS
Amanda Oliveira e Winfried Nöth

Os autores deste artigo apresentam um estudo semiótico dos ícones presentes na interface do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 8. O modelo adotado para a análise foi a tipologia de signos de Charles S. Peirce. O estudo mostra que uma análise semiótica abrangente dos chamados ícones do aplicativo deve levar em consideração que esses signos não são apenas ícones, mas também legissignos, sinsignos, símbolos, índices, remas e dicentes, em vários modos de combinação. O estudo também examina os três subtipos de iconicidade – imagem, diagrama e metáfora – que caracterizam os diversos tipos de ícones de aplicativos. (...)

Perspectivas semióticas das interfaces computacionais
Cleomar Rocha e Wagner Bandeira

O texto aborda as interfaces computacionais e, nelas, os elementos interativos, para discutir a indicialidade presente nesses sistemas. Argumenta que a relação entre ação de usuário e ação de sistema é construída na experiência como indicial. Aborda o conceito de affordance como pressuposto semiótico das interfaces, em uma perspectiva para a Internet das Coisas. (...)

A linguagem sincrética do jornalismo on-line: um estudo da significação no portal UOL
Gabriela Pavanato Sardinha

Este trabalho é uma reflexão sobre a forma como os portais de notícias distribuem os seus conteúdos jornalísticos nos ambientes virtuais e como essa composição interfere na significação dos fatos noticiados. Para isso, enfocamos as estratégias adotadas para disposição dos elementos colocados em cena, como marcas da enunciação. Especificamente, investigamos a linguagem sincrética no portal UOL, considerando as possibilidades do plano de expressão e a observação dos “fait divers”, cuja significação ampara-se na mistura de narrativas ficcionais com fatos da realidade e a articulação desses com os folhetins, gênero oitocentista que se reapresenta nos rodapés dos portais. (...)

A materialização multidimensional do fenômeno no ciberespaço
Kalynka Cruz

Em São Paulo, no ano de 1994, seis pessoas tiveram suas vidas destruídas por causa do relato deficiente de um fato. Deficiente porque incompleto, porque faltaram partes importantes para que fosse “entendido” tal qual e porque houve prevalência de vontades individuais com interesses difusos em contraposição a como ele realmente se deu. Em 2015, uma jovem também teve sua vida totalmente atormentada por causa de um relato deficiente. O estudo de caso comparativo dos dois eventos servirá de pano de fundo para a discussão sobre o fenômeno antes e depois do ciberespaço. Pretende este trabalho defender a idéia de que após a chegada do ciberespaço o fenômeno passa a ser materializado de forma multidimensional. (...)

 
DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA
 
TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP