Livro indisponível
VIOLÊNCIA, SAÚDE E TRABALHO
(Uma jornada de humilhações)
Margarida Maria Silveira Barreto
As originais conclusões desta primorosa análise da retórica discursiva de trabalhadores sobre saúde, doença e trabalho, com base em referencial teórico-filosófico de Espinosa e Vygotsky, instigam reflexões sobre a humilhação, o autoritarismo do poder, a “inclusão pela exclusão” e suas implicações para a saúde do trabalhador/cidadão, articulando novas contribuições para o conhecimento nas áreas de psicologia social e saúde.
Impresso
O DRAMA DA VIDA COTIDIANA
Karl E. Scheibe
Este livro, originalmente publicado pela Universidade de Harvard, faz uma análise da sociedade a partir da perspectiva do autor, Karl E. Scheibe, que vê o dia a dia como um drama. Ele cita Chico Buarque: “Eu hoje fiz um samba bem pra frente, dizendo o que realmente é que eu acho”. É assim que o autor encara também este livro, estabelecendo sua posição dentro desta abordagem inusitada da psicologia, oferecendo perspectivas provocantes. Scheibe analisa os mais diversos aspectos que influenciam o cotidiano, como esquizofrenia, a jogatina, sexo, indiferença, com um texto acessível, mas eficaz. Assim, ele faz com que a psicologia entre em contato com a vida complexa que a maioria das pessoas vive em silêncio.
Livro indisponível
O EFEITO DA SUBMISSÃO A ESTRESSORES CRÔNICOS E MODERADOS
Cassia R. C. Thomas
O estudo feito nesta obra faz parte de uma área de extrema importância na psicologia: a análise das psicopatologias, realizada através de investigações com animais em laboratório. Aqui, a autora estuda o fenômeno da depressão através de um modelo experimental engenhoso, que revela como se instala a anedonia, a modificação pela qual o organismo passa e se torna incapaz de ser controlado por eventos que anteriormente mantinham seu comportamento. Através desse modelo, também é possível apresentar propostas comportamentais que, sem a utilização de medicamentos, revertem o quadro depressivo a um funcionamento bem adaptado.
Livro indisponível
A PERDA DO SEIO
Um trabalho psicanalítico institucional com mulheres com câncer de mama
Rubia Nascimento Zucchin
Realizando um trabalho de campo em hospital com algumas mulheres por ocasião do diagnóstico de câncer de mama com indicação de mastectomia, a autora relata seu comovente trajeto. Manejando com precisão os conceitos, ouvindo pacientes e médicos, seu trabalho revela-se contribuição importante para todos os envolvidos no doloroso evento de um câncer de mama, inclusive o psicanalista, cuja atuação vem revelando papel relevante nesse terrível momento.
Livro indisponível
DASEINSANALYSE E ESQUIZOFRENIA
Um estudo na obra de Medard Boss
Ida Elizabeth Cardinalli
Nesta obra, a autora realiza a possibilidade de aproximação com o pensamento de Medard Boss, profundamente influenciado por Martin Heidegger, assim como de sua compreensão da doença, em especial a esquizofrenia. Ida Elizabeth Cardinalli realiza este trabalho percorrendo o caminho fenomenológico, priorizando o esclarecimento da experiência do existir esquizofrênico.
Livro indisponível
ENVELHECIMENTO COM DEPENDÊNCIA
Revelando cuidadores
Ursula Margarida S. Karsch
Pesquisadoras sobre o tema, as autoras trabalham, entre outras, com pessoas que, por terem experienciado recente episódio de AVC (acidente vascular cerebral), com séria perda da capacidade funcional, envelhecerão na dependência de alguém. Analisando suas condições de vida, descobrem que este “cuidador especial” será, em geral, ele também, uma pessoa em fase de envelhecimento, necessitando de apoio. Importante obra, num momento em que a sociedade brasileira se dá conta de seu próprio envelhecimento.
Livro indisponível
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Novos estudos
Marina Massimi
Maria do Carmo Guedes
Apresentando o estudo da obra de pesquisas realizadas até o momento sobre a história da psicologia no Brasil, esta coletânea traz importantes contribuições sobre a historiografia geral da psicologia, sobre o percurso histórico da psicologia no Brasil e sobre a consolidação, no país, de abordagens específicas. Constitui material essencial para uso didático na perspectiva histórica nos currículos de graduação e pós-graduação em psicologia, em especial na disciplina “História da Psicologia”, que comparece de forma cada vez mais frequente nesses currículos.