Livro indisponível
A TRISTEZA NA CULTURA LUSO-BRASILEIRA
Os Sermões do Padre Antonio Vieira
Paulo José Carvalho da Silva
Com base na compilação de trechos em que a palavra “tristeza” é citada, o autor mostra como este conceito pode ser um ponto de partida para demonstrar a riqueza e a complexidade do pensamento de Vieira. Entre a tradição cultural jesuítica e os propósitos retóricos dos sermões, vemos discutidas as grandes questões de ordem política, social, econômica e cultural da época, ainda que sempre tratadas como questões religiosas.
Livro indisponível
CIÊNCIA, PESQUISA, REPRESENTAÇÃO E REALIDADE EM PSICANÁLISE
Raul Albino Pacheco Filho
Nelson Coelho Junior
Miriam Debieux Rosa
Estaria Freud correto, ao dizer que a psicanálise teria avançado na investigação científica dos eventos psíquicos, em relação à psicologia do seu tempo? Há sentido em se falar em pesquisa em psicanálise? Doze psicanalistas aprofundam essas e outras questões.
Livro indisponível
CRISE E CIDADE
Acompanhamento terapêutico
Equipe de Acompanhantes Terapêuticos do Instituto A Casa
Inspirado na ideia das múltiplas vozes que existem na cidade, de suas múltiplas leituras, este livro propõe uma clínica polifônica: clínica que pode ser lida de inúmeras formas. Seus autores estão convencidos de que, por meio da multiplicação de enfoques, relacionados com um mesmo tema, seja possível maior proximidade com a representação do campo de pesquisa, no caso, a clínica do acompanhamento terapêutico.
Livro indisponível
INTERAÇÃO ENTRE HUMANOS E COMPUTADORES
Uma introdução
Paulo Sergio de Carvalho
Este livro sugere uma reflexão sobre as mudanças culturais e de subjetividade provocadas pelo ingresso das máquinas informáticas no cotidiano dos brasileiros adultos. Mediante a abordagem de aspectos conceituais e históricos e a análise de trabalhadores brasileiros, apresenta os efeitos da interação entre o homem e o computador.
Livro indisponível
O AGIR TERAPÊUTICO
Um modo possível de cuidar
Eliana Massih
O leitor encontra aqui uma reflexão sobre casos clínicos, mas também sobre os papéis da memória, do tempo e da espera na psicoterapia de orientação psicanalítica. Através de oito histórias reais, a autora analisa as condutas que adotou ao longo de dez anos, transmitindo a experiência do que foi e continua sendo sua formação como terapeuta.
Livro indisponível
O ESTUDO DA LINGUAGEM PELA PSICOLOGIA
Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin
Maria Eliza Mazzilli Pereira
Surpreendentes compatibilidades entre os dois autores são desvendadas aqui pela autora, a partir da constatação de que ambos tratam a linguagem como fazer verbal socialmente determinado. Não se trata de sustentar uma identidade entre as abordagens de Skinner e Bakhtin, mas a desafiante hipótese de aproximação entre os dois pensadores enriquece a reflexão tanto da psicologia quanto das ciências da linguagem.
Livro indisponível
AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHHAUSEN NA PSICOLOGIA
Ana Mercês Bahia Bock
Com base em uma metodologia dialética, a autora busca compreender o significado atribuído ao fenômeno psicológico por psicólogos de São Paulo. Relaciona-o à descrição que faz da trajetória de construção da profissão do psicólogo no Brasil, sobretudo a partir dos anos 1980, do ponto de vista das organizações da categoria.