Livro indisponível
ANTROPOLOGIA INDÍGENA
Uma (nova) introdução
Carmen Junqueira
Escrito de uma forma fluente pela antropóloga Carmen Junqueira, esse texto apresenta um panorama da história dos povos indígenas no Brasil. Ela nos mostra a riqueza cultural das sociedades indígenas, com suas diferenças e semelhanças, seus graus de parentesco, a tradição oral e a perspectiva dos índios nos dias de hoje.
Livro indisponível
CULTURAS JUVENIS NO SÉCULO XXI
Silvia Helena Simões Borelli
João Freire Filho
Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e Ciências Sociais analisam diferentes facetas que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas, mantendo-se equidistantes tanto da retórica da decadência quanto do deslumbramento pelo novo, predominantes em muitos discursos acadêmicos e midiáticos. Além de integrantes do corpo docente e discente dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e em Ciências Sociais da PUC-SP, a coletânea conta com a presença de pesquisadores de distintas regiões do país, que participam do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), coordenado por João Freire Filho, em 2007 e 2008, e do NP Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), coordenado por Silvia H. S. Borelli, entre 2005 e 2008.
Impresso
DIÁSPORAS, REDES E GUETOS
Conceitos e configurações no contexto transnacional
Teresinha Bernardo
Claudelir Corrêa Clemente
Este livro é constituído por um conjunto de artigos produzidos pelos participantes nacionais e internacionais do Seminário “Diásporas redes e guetos: conceitos e configurações no contexto transnacional”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a coordenação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais em setembro de 2006.
Todos os textos, de alguma forma, tratam do “outro”. É claro que, como cientistas sociais que somos, não celebramos o mesmo, a mesma idade, pois a própria antropologia insiste na diversidade das culturas, na pluralidade de visões de mundo, completamente diferente do que era pensado como unitário e universal.
No entanto, os textos aqui apresentados, na sua grande maioria, não tratam do “outro” como diferente, mas como desigual. Em outras palavras, “o outro” é transformado em inferior. São esses os conteúdos que convidamos o leitor a analisar. Além disso, encontra-se neste livro o “texto inacabado” de Marcia Regina da Costa, que deixou, com certeza, um vazio muito grande na antropologia urbana brasileira e, especialmente, entre seus alunos e colegas do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais.
Impresso
LÉVI-STRAUSS, ANTROPOLOGIA E ARTE
Minúsculo – incomensurável
Dorothea Voegeli Passetti
A arte, os artistas, suas culturas e seus objetos situam-se no domínio de interesse principal deste livro através das originais formulações que se distribuem pela obra de Claude Lévi-Strauss.
Os objetos relatam mais do que a materialidade passada ou presente das culturas; são mais propriamente formas de pensar o mundo que, embelezando ou dissimulando, incorporam em sua concretude a sociedade, a natureza, o sobrenatural. Conectam e atravessam culturas, expõem a natureza como parte intrínseca da vida ou como designação criada para dignificar superioridades culturais muitas vezes traumáticas.
Livro indisponível
A ARTE DE VIVER
Riqueza e pobreza no médio Jequitinhonha – Minas Gerais – de 1970 a 1990
Dalva Maria de Oliveira Silva
O estudo da história do pobre é fundamental. A subsequente identidade cultural é a riqueza dos pobres, que serve de ponto de referência para quem deseja pensar a partir do povo. A autora, neste livro, resolveu escrever a história do médio Jequitinhonha a partir dos fatos e dos depoimentos populares. Para ela, o Vale é o povo do Vale. Consciente de que a verdade é algo que se busca, Dalva resolve pensar com base na realidade concreta. Não adianta aprender teorias e doutrinas e, sem mais nem menos, insistir que a realidade encontrada deve encaixar-se lá dentro.
Livro indisponível
INTERNACIONALIZANDO A UNIVERSIDADE
Renée Zicman
Os artigos reunidos nesta coletânea atestam a grande riqueza e a variedade das experiências internacionais desenvolvidas pelas unidades acadêmicas da PUC-SP, por meio de relatos de professores, pesquisadores e estudantes da PUC-SP e de instituições estrangeiras.
Livro indisponível
MEMÓRIA EM BRANCO E NEGRO
Olhares sobre São Paulo
Teresinha Bernardo
Memórias de velhos de origem italiana e afrodescendentes, que resgatam não somente fatos, mas maneiras de ser e de pensar que documentam a dinâmica de processos socioeconômicos e culturais na cidade de São Paulo. Através desses depoimentos, o leitor vai além das individualidades e surpreende cenários de conflito, discriminações, jogos de poder entre grupos sociais, identidades sociais em construção.