
Livro indisponível
ESTUDOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASIL E PORTUGAL II
Ursula Margarida S. Karsch
O segundo volume de Estudos do Serviço Social Brasil e Portugal, feito a partir de uma cooperação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, estuda a realidade política, social e econômica de ambos os países. Esta coletânea traz textos que dialogam com a produção portuguesa, além de textos que retomam os principais aspectos das teses de doutorado de cinco autores. É dada ênfase no processo de trabalho do serviço social no contexto das relações entre Estado, sociedade e mercado na contemporaneidade, traçando um paralelo entre as realidades dos dois países.

Impresso
GOVERNOS SUBNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL
Integração regional e Mercosul
Luiz Eduardo W. Wanderley
Tullo Vigevani
Neste livro, são discutidas as dimensões teórico-analíticas exploradas pelas reflexões dos autores, contemplando o processo histórico de constituição de propostas para a integração regional latino-americana, a conceituação de governo subnacional, os dilemas do federalismo, o significado da gestão pública democrática e a amplitude delimitadora de sociedade civil. São trazidos à luz certos passos concretos perseguidos por atores importantes, como uma escolha que recaiu em segmentos do empresariado e dos trabalhadores. Busca-se, assim, compreender as motivações para a integração regional, particularmente no Mercosul e para a ação internacional. Os capítulos interpretam histórica, política, teórica, econômica e sociologicamente esses processos.

Livro indisponível
HEXÁPOLIS
Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas: São Paulo, Paris, Nova Iorque, Varsóvia, Abidjan, Antananarivo
Maura Pardini Bicudo Véras
O livro é fruto da exposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros feita durante o Colóquio Internacional Hexapolis II. O evento, organizado por Maura Pardini Bicudo Véras em 2001, apresentou as pesquisas efetuadas nos últimos anos em cada país sobre a pobreza, exclusão social, redes sociais e familiares, saúde, alteridade em suas metrópoles. A cooperação internacional, feita através do Acordo Capes-Cofecub, possibilitou o debate comparativo dos pesquisadores sobre as seis metrópoles. Dessa forma, os textos reproduzem essa discussão em torno das desigualdades e rupturas sociais nos seis países - Brasil, França, Estados Unidos, Polônia, Costa do Marfim e Madagascar.

Impresso
A DIMENSÃO SUBNACIONAL E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Luiz Eduardo W. Wanderley
Tullo Vigevani
Este livro contém artigos de autores de importância nacional e internacional, com contribuições relevantes ao tema de relação entre a dimensão subnacional e local e a integração regional e as relações internacionais. Os artigos mostram como os governos locais estão aumentando seu papel protagônico no mundo, colocando problemas novos e as diferentes tentativas de adaptação à esta situação. Discutem também a participação de cidades e estados na União Europeia; os diferentes governos subnacionais na região Ásia-Pacífico e a questão específica do Mercosul.

Livro indisponível
AFRO-DESCENDENTE
Identidade em construção
Ricardo Franklin Ferreira
O autor sugere uma dinâmica processual própria na construção da identidade pessoal do negro, marcada por quatro estados: submissão, impacto, militância, articulação. A ficção de democracia racial, reforçada pela escola, pode instaurar no negro uma autoimagem negativa, cuja revisão virá na militância e articulação com movimentos sociais.

Impresso
DIVERCIDADE
Territórios estrangeiros como topografia da alteridade em São Paulo
Maura Pardini Bicudo Véras
Em DiverCidade, a autora mapeia e descreve as “tribos” estrangeiras em São Paulo. Seu intuito mais amplo é “abordar a alteridade da cidade” sob diferentes ângulos, de modo a resgatar as trajetórias e redes de sociabilidade que caracterizam nossa pauliceia no contexto da globalização.

Livro indisponível
O TRABALHO EM NOTÍCIAS SOBRE O MERCOSUL
Heterogeneidade enunciativa e noção de objetividade
Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna
A autora aborda a participação dos estudos da linguagem na compreensão de fenômenos sociais contemporâneos. Analisa, com base nos jornais Folha de São Paulo e El Clarín, o papel discursivo da imprensa, com destaque para notícias sobre o mundo do trabalho, como agente da integração no Mercosul.