
Livro indisponível
POLÍTICA E DROGAS NAS AMÉRICAS
Thiago Rodrigues
O autor realiza extensa pesquisa histórica e sociológica sobre o tema das drogas e do narcotráfico na sua constituição como fenômeno político e social contemporâneo. A análise histórica da constituição do proibicionismo em relação às drogas evidencia que tal proibição é o que cria o próprio tráfico.

Livro indisponível
SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA
Ensaios críticos
Miguel Wady Chaia
Ana Amélia da Silva
Reunindo um conjunto de textos marcados por abordagens interdisciplinares e enfoques distintos nas áreas de Sociologia, Antropologia, Política e Relações Internacionais , esta publicação aborda questões centrais para as ciências sociais, discutidas tanto do ponto de vista teórico-metodológico como a partir de estudos empíricos de notória relevância para a compreensão da realidade contemporânea.

Livro indisponível
A DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL
Ensaio sobre a nova pobreza
Serge Paugam
Camila Giorgetti
Tereza Maria Lourenço Pereira
Fruto de exaustivo trabalho de pesquisa, este livro enfrenta o tema, tão debatido nos dias de hoje, do processo multidimensional que caracteriza a “nova pobreza”: a degradação do mercado de trabalho, o desemprego prolongado e a fragilização dos laços sociais, incluindo as rupturas familiares e das solidariedades socioespaciais e de classe.


Livro indisponível
A MODERNIDADE SOBRE RODAS
Tecnologia automotiva, cultura e sociedade
Marco Antônio Cornacioni Sávio
Considerando a história dos artefatos como parte fundamental no processo de modernização brasileiro – e, no entanto, pouco presente na nossa historiografia –, o autor analisa o importante papel que o automóvel ocupou, desde a sua chegada em São Paulo, em 1900, até nossos dias, dando ao artefato não apenas a condição de objeto da história, mas também de agente de um processo de transformação.

Livro indisponível
NEGRAS, MULHERES E MÃES
Lembranças de Olga de Alaketu
Teresinha Bernardo
Uma antropologia das relações raciais no Brasil, orientada segundo dois eixos: gênero e religiosidade. Com base em farta documentação, situa a mulher na sociedade brasileira para mostrar as condições de inferioridade a que é submetida - condições que se tornam ainda mais adversas quando se trata da mulher negra - e sua capacidade de superar dificuldades.

Livro indisponível
OS SAMPAULEIROS
Cotidiano e representações
Ely Souza Estrela
Num estilo fluente e cativante, a autora estuda, com lucidez e sensibilidade, um dos fenômenos mais candentes da nossa história: a viagem real e simbólica do sertanejo baiano que, tangido pela seca e pela miséria, migra para São Paulo embalado pelo sonho de uma vida melhor.