Catálogo


Impressão sob demanda | E-book

IMPASSES DO NARRADOR E DA NARRATIVA NA CONTEMPORANEIDADE

Maria Rosa Duarte de Oliveira
Maria José Palo

Os dez ensaios reunidos em Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade gravitam em torno de dois núcleos – “O narrador contemporâneo: faces plurais” e “Iluminações: de um narrador para outros” –, cada um deles apontando para subtemas derivados do tema central: desde os mais amplos, que tomam a problemática de um ponto de vista dominantemente teórico, até aqueles mais específicos, que fazem da focalização em determinada narrativa contemporânea o palco para iluminar estratégias de outros possíveis narradores.


Impresso

LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA

História, cultura e sociedade

Neusa Barbosa Bastos

Preservar a língua é preservar a cultura, preservar uma polifonia, a partir das vozes das diversas instituições que falam por meio de discursos de sujeitos com os quais se passa a “conviver”; o angolano, o brasileiro, o moçambicano, o português se tornam um mosaico de vozes que interagem no mundo globalizado, buscando preservar as identidades e as diferenças, não as anulando pela imposição da cultura do mais forte.


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MAURICIO TRAGTENBERG

Autogestão social e pedagógica

Antonio José Romera Valverde
Rodolfo Machado

Mauricio Tragtenberg nasceu durante a crise mundial do capitalismo de 1929, em 4 de novembro, na cidade de Erexim/RS, e faleceu em 16 de novembro de 1998, aos 69 anos. Passados 18 anos de sua ausência-presença encantada, os legados intelectuais e afetivos permanecem: inteligência sempre demonstrada na rapidez de raciocínio lúcido e perspectivo; análises críticas profundas; ironia; irreverência diante dos fisiologismos políticos e acadêmicos e, sobretudo, perspicácia na labuta diária do milenar exercício do


Livro indisponível 

TODOS OS MONSTROS DA TERRA

Bestiários do cinema e da literatura

Adriano Messias

O monstruoso estaria focalizado naquele que olha ou na existência de um “outro corpo”, que nos fascina e nos repugna ao mesmo tempo? Nesse sentido, Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura nos convida a degustar uma semiotização com base na psicanálise que entende o monstruoso como signo, portento ou prodígio, mas, também, como indício de futuro. Esses significados revelam o alto grau de semioticidade do corpo dos monstros e de sua função essencial e paradoxal, que é sinalizar e mostrar algo, mesmo que a sociedade procure escondê-los e marginalizá-los. Adriano Messias redime o monstruoso como um corpo que expressa diversidade. Nesse sentido, a problemática do monstro nunca termina: ele aparece e volta a aparecer, e, em cada nova metamorfose, mostra-se o melhor e o pior de cada sociedade e época. Assim, o monstruoso não é só produto da imaginação, mas um signo que marca os distintos momentos críticos do processo social e político das culturas.


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VALOR DE CONTEMPORANEIDADE

Conservação e restauro de obras de arte

Isis Baldini Elias

Os leitores do livro Valor de contemporaneidade: conservação e restauro de obras de arte terão a oportunidade de fazer um “passeio” pelos bastidores não só da história da arte, das instituições de arte, como das teorias que embasam a conservação e o restauro de obras de arte, conduzidos pela experiência crítica da restauradora–conservadora Isis Baldini Elias no milieu da arte.


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ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

Mediação e comunicação sensorial

Viviane Panelli Sarraf

Em Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial, Viviane Panelli Sarraf nos apresenta a importância da comunicação sensorial para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, acentuando o papel das instituições culturais nesse contexto, e, na sequência, desvela a relevância desses conceitos e práticas para a ampliação das potencialidades de acessibilidade para pessoas com diferenças. Faz um interessante relato de experiências internacionais e pontua, em uma perspectiva histórica, as realizações no Brasil indicando o protagonismo de exemplos pioneiros que influenciaram diversos projetos ainda em curso. É uma obra que nos ensina muito, que prestigia aqueles que foram pioneiros nesses temas, que demonstra a relevância da interdisciplinaridade para os estudos dos problemas atuais e, certamente, inova ao valorizar a comunicação dos sentidos para o exercício à cidadania.


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DELEUZE DEVORADOR DE SPINOZA

Teoria dos afectos e educação

Henrique Iafelice

A leitura deleuzeana de Spinoza nos mostra que não é a partir de conceitos prontos e substancializados que podemos nos aproximar da realidade e transformá-la, mas pelos afectos e pelos encontros. Se, em Deleuze devorador de Spinoza: teoria dos afectos e educação, a meta é a educação, sua reflexão passa necessariamente pela Filosofia e por como os afectos ou paixões foram vistos na história da filosofia. Vistos como erro, desvios e engano, os afectos deveriam ser controlados pela alma. Porém, tanto para Deleuze como Spinoza, o encontro dos afectos está na origem de nossos pensamentos, que só podem ser mais fecundos e poderosos se surgidos desses encontros. Assim, pensar a educação não pode ser somente pensar em métodos de transmissão de conceitos e informações, mas é pensar esses encontros.