Catálogo


Impresso

A POLÍTICA À MEIA LUZ

Ética, retórica e ação no pensamento de Maquiavel

Edison Nunes

Se, nos textos de Maquiavel, a política aparece à meia luz, é porque a fez descer à caverna, que, na conhecida imagem de Platão, representa o mundo, os claros e distintos conceitos que permaneceram até então impolutos por cuidadoso apartamento do território do demagogo e do sofista, justamente onde os homens vivem suas relações de poder. Platão e Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás compartilham o ânimo de proteger o pensamento político do “mundo da vida”.
A originalidade de sua obra revela-se pela exigência de síntese sempre imperfeita. Com mais nitidez no Príncipe que nos Discursos, os livros de Maquiavel apresentam a notável singularidade de constituírem as únicas análises de situação concreta levadas à dignidade de tratados de filosofia política. Ao contrário dos pósteros, seus textos não buscam refundar o pensamento a partir de ideias claras e distintas e desdobradas pela dedução. Submete, antes de tudo, um conjunto de saberes que estatuem postulados universais ou mais frequentes, ou mais aceitos, simplesmente, aos juízos e ditames da razão prática, a saber, aqueles orientados pelo “bem comum” e para a ação política.


Livro indisponível 

ANTROPOLOGIA INDÍGENA

Uma (nova) introdução

Carmen Junqueira

Escrito de uma forma fluente pela antropóloga Carmen Junqueira, esse texto apresenta um panorama da história dos povos indígenas no Brasil. Ela nos mostra a riqueza cultural das sociedades indígenas, com suas diferenças e semelhanças, seus graus de parentesco, a tradição oral e a perspectiva dos índios nos dias de hoje.


Livro indisponível 

CARISMA E AÇÃO DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Experiências da PUC-SP

João Décio Passos

O presente livro é resultado de um trabalho de profissionais que integraram a equipe da Vice-Reitoria Comunitária na gestão 2005-2008. (...) O resultado que ora se apresenta é mais que descrição de números e atividades, o que não seria pouco. É, antes de tudo, fruto do esforço convicto e competente de vários sujeitos em servir a comunidade universitária e fazê-la sempre mais coerente em seu ideal e ágil em sua proposta. Vale ressaltar, portanto, que as formulações aqui apresentadas nascem da rica fonte dos serviços prestados à comunidade interna da PUC, serviços que só se efetivam com o esforço de muitos sujeitos que permanecem ora ocultos em suas identidades pessoais.


Livro indisponível 

CONVERSA SOBRE TERAPIA

Bilê Tatit Sapienza

A autora nos traz o universo presente no encontro terapêutico através do relato de um atendimento a uma paciente, enraizado na fenomenologia heideggeriana, que nos põe frente a frente com questões como o acolhimento, a suspensão do julgamento, a ética, o sigilo, a proximidade entre paciente e terapeuta, a intimidade, o propósito terapêutico, seus limites e possibilidades.


Livro indisponível 

CRÍTICA GENÉTICA

Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística

Cecilia Almeida Salles

A crítica genética, ou a genética textual, como preferem alguns, é uma ciência de vinte anos. A apresentação dos primeiros passos dessa ciência, seu desenvolvimento e aplicação são os objetivos desta obra. A autora, uma das principais estudiosas brasileiras sobre o tema, parte das teorias semióticas formuladas por Charles S. Peirce para mostrar de que maneira se dá a evolução do processo de criação artística, com base no estudo dos manuscritos literários.


Livro indisponível 

CULTURAS JUVENIS NO SÉCULO XXI

Silvia Helena Simões Borelli
João Freire Filho

Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e Ciências Sociais analisam diferentes facetas que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas, mantendo-se equidistantes tanto da retórica da decadência quanto do deslumbramento pelo novo, predominantes em muitos discursos acadêmicos e midiáticos. Além de integrantes do corpo docente e discente dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e em Ciências Sociais da PUC-SP, a coletânea conta com a presença de pesquisadores de distintas regiões do país, que participam do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), coordenado por João Freire Filho, em 2007 e 2008, e do NP Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), coordenado por Silvia H. S. Borelli, entre 2005 e 2008.


Impresso

DIÁSPORAS, REDES E GUETOS

Conceitos e configurações no contexto transnacional

Teresinha Bernardo
Claudelir Corrêa Clemente

Este livro é constituído por um conjunto de artigos produzidos pelos participantes nacionais e internacionais do Seminário “Diásporas redes e guetos: conceitos e configurações no contexto transnacional”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a coordenação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais em setembro de 2006.
Todos os textos, de alguma forma, tratam do “outro”. É claro que, como cientistas sociais que somos, não celebramos o mesmo, a mesma idade, pois a própria antropologia insiste na diversidade das culturas, na pluralidade de visões de mundo, completamente diferente do que era pensado como unitário e universal.
No entanto, os textos aqui apresentados, na sua grande maioria, não tratam do “outro” como diferente, mas como desigual. Em outras palavras, “o outro” é transformado em inferior. São esses os conteúdos que convidamos o leitor a analisar. Além disso, encontra-se neste livro o “texto inacabado” de Marcia Regina da Costa, que deixou, com certeza, um vazio muito grande na antropologia urbana brasileira e, especialmente, entre seus alunos e colegas do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais.