Catálogo


Livro indisponível 

O CAPITAL ESCRAVISTA-MERCANTIL E A ESCRAVIDÃO NAS AMÉRICAS

Julio Manuel Pires
Iraci del Nero da Costa

Neste volume, reunimos estudos publicados esparsamente, nas últimas décadas, que representam solução consistente para um problema teórico até agora não resolvido satisfatoriamente por nossos estudiosos, qual seja, uma explicação plena, no campo do pensamento marxista, para a existência e superação do sistema escravista moderno estabelecido no Brasil e em várias outras áreas das Américas. Para tanto, vimo-nos obrigados, também, a reavaliar a visão clássica formulada no primeiro meado do século XX sobre a formação social e econômica do Brasil.


Livro indisponível 

PAISAGENS CRÍTICAS

Robert Smithson: arte, ciência e indústria

Nelson Brissac Peixoto

Este livro segue por três vetores, paralelos e entrelaçados: a obra de Robert Smithson em sua relação com a geofísica e a indústria da mineração; o desenvolvimento, a partir dos anos 1960, das investigações científicas dos sistemas dinâmicos e dos processos de auto-organização da matéria; e a geofilosofia de Deleuze, que articula uma reconstituição desses processos morfogênicos a uma interpretação da ciência, do trabalho industrial e da criação artística.
Analisar a obra de Smithson através da filosofia e da teoria da complexidade permite perceber não apenas as questões e abordagens antecipatórias do artista. Os conceitos teóricos e científicos recentemente desenvolvidos nos fazem, sobretudo, compreender a radicalidade inovadora de seus projetos. A audaciosa tentativa de construir, pela arte, uma paisagem crítica.
3º colocado na categoria Artes Prêmio Jabuti 2011


Livro indisponível 

TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA ASSISTIDA POR CÃES

Camila Mantovani Domingues

Camila Mantovani Domingues é referência nacional na área de Terapia Assistida por Cães. Ganhou prestígio e exerce liderança junto a entidades e profissionais da saúde envolvidos com essa proposta, divulga regularmente seu trabalho em eventos científicos e forma fonoaudiólogos para atuarem clinicamente em diversos segmentos. Desse processo decorre, a meu ver, a abertura de um novo, e promissor, campo de atuação e pesquisa na fonoaudiologia brasileira, que acompanha tendências internacionais contemporâneas. Em seu texto, sensível e consistente, o leitor verá fluir esse processo vigoroso.


Impresso

A CIDADE DE SÃO PAULO

Relações internacionais e gestão pública

Luiz Eduardo W. Wanderley
Raquel Raichelis

Os textos aqui apresentados são resultantes da realização de um projeto temático cujo foco foi a “Gestão pública e as relações internacionais das cidades”. Pretendem analisar os impactos crescentes das novas relações internacionais, com ênfase nos processos de globalização, sobre a dinâmica das cidades. Por um lado, impactos de ordem institucional sobre as noções de Estado, de sociedade civil, de gestão, de planejamento, de governabilidade e governança.
Por outro lado, impactos de ordem econômica, política e social nas sociedades citadinas, cujas tendências estão mudando valores, atitudes, comportamentos, ações individuais e coletivas.


Impresso

A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR

Desempenho acadêmico de universitários oriundos de ensino supletivo

Ani Martins da Silva

A construção da excelência escolar: desempenho acadêmico de universitário oriundos de ensino supletivo constitui relevante contribuição aos estudos que se voltam aos processos de inclusão/exclusão escolar no Brasil, na medida em que não se prende à mera constatação de que mantêm relação com a origem dos sujeitos, mas avança no sentido de identificar mecanismos sub-reptícios e quase inconscientes que os agentes sociais utilizam para alcançar posições sociais mais elevadas ou evitar possíveis desclassificações relacionadas à sua origem.


Livro indisponível 

A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

O papel do estágio

Luzia Bueno

Resultado de uma tese de doutorado, esta pesquisa possui três méritos essenciais. Ela propõe inicialmente uma análise rigorosa do dispositivo de estágios assim como do conteúdo exato dos textos de prescrição que normatizam os “projetos de intervenção” que devem redigir os estagiários. Já quanto ao plano metodológico, esta pesquisa se caracteriza por uma análise do conteúdo e da organização discursiva dos projetos, que se funda em uma combinação particularmente benéfica do método adotado pelo grupo LAF de Genebra e daquele adotado pelo grupo ALTER da PUC de São Paulo. Por fim, quanto ao tratamento dos dados e de sua conceitualização, a presente
pesquisa permitiu identificar e diferenciar claramente as instâncias agentivas que eram de fato mobilizadas nos textos prescritivos ou nos projetos dos estagiários, nesse caso, respectivamente, os alunos, o professor supervisor, o professor observado e um professor “genérico”.


Livro indisponível 

A DEMOCRACIA CORINTHIANA

Práticas de liberdade no futebol brasileiro

José Paulo Florenzano

A divisa do futebol-força pode ser identificada na crítica de Ferruccio Valcarregio, então treinador da Fiorentina, às atuações de Sócrates no campeonato italiano: “Precisamos de um jogador que corra e não que pense”. Ao contrário, porém, dessa concepção que pretende desvincular o ato de jogar do ato de pensar e reduzir o trabalhador da bola à condição de mero comandado dos especialistas que o cercam e dirigem, o projeto da Democracia Corinthiana empreende a luta para reconciliar corpo e alma, religar o atleta ao cidadão, reunir a dimensão estética do futebol-arte à dimensão ética do futebol como prática de liberdade.