Catálogo


Impresso

A MEMÓRIA DAS LUTAS

As artes marciais orientais e a sua presença na cultura corporal de São Paulo

Felipe Eduardo Ferreira Marta

O que é encantador no livro A memória das lutas: as artes marciais orientais e a sua presença na cultura corporal de São Paulo é o fato de encontramos nele nuances, ambivalências, influências mútuas das práticas corporais orientais e daquilo que elas ainda guardavam da tradição quando de sua introdução no Brasil. Narrar esse universo de saberes e práticas com base nos testemunhos que Felipe Eduardo Ferreira Marta escolheu é uma tarefa que escapa a incursões fáceis, a datações correntes, à suposta “pureza” e unicidade dessas culturas que aqui chegaram. Ler este livro é ler um belo trecho da história de São Paulo, uma história marcada pela diversidade de povos que a construíram e que a fazem tão singular e, ao mesmo tempo, tão universal.


Livro indisponível 

A MISSÃO E A IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA NO MUNDO ATUAL

Vando Valentini
Francisco Borba Ribeiro Neto
José Antônio de Souza Alves

Esta publicação oferece um instrumento de trabalho adequado para o amadurecimento de uma consciência cada vez mais clara das peculiaridades e da função própria da Universidade Católica no contexto cultural e social de nossa megalópole.


Impresso

DA IRREGULARIDADE FUNDIÁRIA URBANA À REGULARIZAÇÃO

Analise comparativa Portugal–Brasil

Lucia Maria Machado Bógus
Isabel Raposo
Suzana Pasternak

Os textos reunidos nesta coletânea foram elaborados a partir do Seminário Internacional “Reconversão e Regularização de Loteamentos de Gênese Ilegal: Análise comparativa Brasil–Portugal”, realizado na PUC-SP, em 2008. A relevância dos trabalhos aqui publicados se expressa na atualidade das questões tratadas e na importância das análises apresentadas, no que diz respeito às possibilidades de compreensão e ao alcance das políticas públicas referentes à regularização do solo urbano, tanto em Portugal como no Brasil. Considera-se que sua principal contribuição seja chamar a atenção para a atualidade de um tema que foi pouco trabalhado na universidade ao longo dos anos 1990, quer em Portugal, em face da expectativa de uma reconversão rápida na sequência da publicação de uma Lei excepcional (91/95) que remeteu aos proprietários a responsabilidade primeira da reconversão, quer no Brasil, pela crença no avanço das políticas urbanas e nas conquistas da legislação urbanística, sobretudo a partir da Constituição Brasileira de 1988.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Foco Vestibular: um experimento da diferença

Silvana Tótora

Este livro relata uma experiência inovadora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto pastoral, de preparação, acesso e permanência na universidade de estudantes de escolar públicas provenientes das populações de pobres, negros, negras e indígenas.


Livro indisponível 

ESTUDOS SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE

Aspectos teóricos e metodológicos em questão

Alda Judith Alves-Mazzotti
Neiza de Lourdes F. Fumes
Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Esta publicação apresenta um conjunto de artigos que foram produzidos de forma articulada e integrada, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, Procad, entre os programas de pós-graduação em Educação da Ufal, da PUC-SP e da Universidade Estácio de Sá. Ao ser eleita a pesquisa sobre a Atividade Docente como foco desse Procad, buscou-se subsidiar, contribuir e identificar possíveis entraves e dificuldades para o avanço da educação brasileira, inovar no tratamento teórico-metodológico dado a tais estudos e, ainda, oferecer subsídios para o aprimoramento dos processos de formação de professores, a partir da socialização dos conhecimentos produzidos. É justamente para cumprir essa meta que será apresentada, neste livro, parte da produção alcançada pelo grupo até o presente momento.


Livro indisponível 

GUERRA E POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Thiago Rodrigues

O livro Guerra e política nas relações internacionais apresenta uma corajosa abordagem libertária das relações internacionais, escancarando o risco das batalhas e apresentando-se destemido, como um parresiasta, diante das institucionalidades e normativas, para reavivar as invenções na democracia que ultrapassam a moderada condição estipulada pelos procedimentos. Trata-se de um livro precioso aos tempos atuais, não só pelo que provoca no establishment das Relações Internacionais, mas pela instigante capacidade intelectual de afirmar um outro modo de se analisar o planeta no universo em expansão.
Thiago Rodrigues acompanha Foucault sem ser discípulo, problematiza verdades sem pretender ser um dirigente intelectual, aparta-se do consenso de maioria como uma minoria potente. Escreve um livro com o frescor dos jovens iracundos, com rigor e erudição, simples e direto como também é a vida.


Impresso

ITINERÁRIOS CRUZADOS

Os caminhos da contemporaneidade filosófica francesanas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault

André Constantino Yazbek

O livro de André Yazbek enfrenta rigorosamente a dificuldade de trazer à luz uma descrição comparativa ou um confronto que não reduza as ideias de Jean-Paul Sartre e de Michel Foucault e suas oposições a traços gerais e demasiadamente esquemáticos, ou, pelo contrário, a diferenciações miúdas que acabam por escamotear o essencial. E as enfrenta, pode-se dizer, com pelo menos dois laboriosos recursos. Primeiro, refazendo as trajetórias de Sartre e de Foucault, busca não apenas tracejá-las lado a lado, mas estampar suas intersecções: mais que paralelos, expõe cruzamentos. Segundo, percorrendo cuidadosamente a vasta produção de um e outro e reconstituindo com fidelidade a perspectiva interna e peculiar de cada qual, também arrisca propor suas próprias reflexões: mais que a restrita reprodução, provoca o pensamento. Portanto, interlocução entre Sartre e Foucault. Mas também, entre estes pensadores, por um lado, e, por outro, o autor do livro e seus futuros leitores.