Catálogo


Impresso

ENSAIOS SOBRE FILOSOFIA DO DIREITO

Dignidade da Pessoa Humana - Democracia - Justiça

Lafayette Pozzoli
Marcia Cristina de Souza Alvim

Na base da Declaração Universal, há um duplo reconhecimento: Primeiro, que, acima das leis emanadas do poder dominante, há uma lei maior de natureza ética, de cujo desrespeito resultaram atos bárbaros que revoltam a consciência da humanidade. Segundo, que o fundamento dessa lei é o respeito à dignidade da pessoa humana. Que a pessoa humana é o valor fundamental da ordem jurídica. É a fonte das fontes do direito.


Impresso

ÉTICA E LIBERDADE EM MICHEL FOUCAULT

Uma leitura de Kant

Celso Kraemer

As metas de Ética e liberdade em Michel Foucault: uma leitura de Kant estão, desde logo, enunciadas direta e didaticamente: identificar a presença e o significado do pensamento de Kant nos escritos de Foucault; explicitar as noções de ética e de liberdade no pensamento de Foucault; encontrar articulações possíveis entre as duas primeiras metas, isto é, relacionar temas kantianos lidos por Foucault com ideias foucaultianas sobre ética e liberdade. Este livro confere uma nova dimensão aos eixos das questões foucaultianas. Faz ver que, com a chegada do momento ético na trajetória de Foucault, é possível olhar a consagrada dupla “verdade e poder” pela alternativa de outra dupla: “verdade e liberdade”. Desse ângulo, pode-se então dizer que, além de denunciar a adesão à verdade normalizadora, o que agora mais importa é o risco do inconformismo que abre espaço para a margem, o fora, o outro. O que agora mais importa não é cindir, mas reunir verdade e liberdade, conhecimento e ética. Numa palavra, não é a verdade o que agora mais importa, mas a coragem da verdade.


Impresso

HISTÓRIA E ESCASSEZ EM JEAN-PAUL SARTRE

Neide Coelho Boëchat

Este livro pode ser qualificado de rigoroso e árido, como o tema que ele elege – a escassez. Tão pouco estudado, esse tema é tomado como eixo e fio condutor para uma reconstrução do pensamento de Jean-Paul Sartre. Do seu sentido material e econômico à escassez interiorizada e fundamental, a noção abre-se a mudanças que lhe conferem as marcas diferenciais de nossa atualidade. Da escassez humana e social, que alcança dimensão planetária e em escala global, chega-se àquela que não é a escassez dos bens, nem mais a abundância dos indivíduos consumidores, mas a abundância dos próprios bens de consumo. Mas chega-se também, mais uma vez, à esperança e ao desafio de uma moral concreta e sem normas estabelecidas que, gerada na concretude da realidade histórica, é viável a qualquer realidade, pois é na permanência da mudança que ela se efetiva.


Impresso

INÚTEIS E PERIGOSOS NO DIÁRIO DA NOITE

São Paulo, 1950-1960

Mariza Romero

Interessada em mapear a relação entre o jornal Diário da Noite e as camadas populares às quais ele se dirigia, Mariza Romero debruçou-se sobre centenas de edições do jornal na década que antecedeu o golpe militar de 1964.
Na análise de manchetes, conteúdos e fotos, a autora mostra que por trás do simples sensacionalismo que vendia jornal se articulava de forma eficiente e exitosa um discurso sobre as camadas populares que visava normatizá-las, enquadrá-las socialmente de forma marginal e mantê-las sob controle.


Impresso

MAURÍCIO TRAGTENBERG

10 anos de encantamento

Antonio José Romera Valverde

O presente livro reúne escritos apresentados durante o evento artístico acadêmico “Maurício Tragtenberg – 10 Anos de Encantamento”, realizado em 2008, no Teatro Tuca.
Professores, artistas e eternos alunos explicitaram aspectos acadêmicos da obra de Maurício Tragtenberg, através de reflexões e de depoimentos do pensador ímpar, profundo conhecedor de história, filosofia política, sociologia, antropologia, literatura, e, em particular, da política e da cultura brasileiras, de par com o interesse pelo movimento real do proletariado e da liberdade política, além de crítico das teorias administrativas e das teorias políticas clássicas, em particular a autogestão. Esse vasto legado intelectual é analisado nas páginas deste livro, que, em conjunto, desvelam sua envergadura como pesquisador e sua altura ética.


Impresso

MERLEAU-PONTY

Uma introdução

Paulo Sérgio do Carmo

O livro aborda os estudos acerca da percepção e do comportamento no tocante às questões do corpo e o diálogo que o filósofo estabelece com a ciência, mais especificamente com as ciências humanas. Apresenta, ao final, uma reflexão sobre a condição humana enquanto ser no mundo, tema tão caro à filosofia da existência, corrente da qual Merleau-Ponty faz parte.


Livro indisponível 

MICHEL FOUCAULT E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Márcio Alves da Fonseca

Recolocando em discussão, com sobriedade e elegância, as diversas tentativas de periodização dos escritos de Foucault (como, por exemplo, o esquema trifásico da Arqueologia, Genealogia e Ética), o livro de Márcio Alves da Fonseca elege como tema e fio condutor o problema da historicidade do sujeito e das experiências de constituição de uma consciência de si na cultura ocidental.
Sem excluir os textos teóricos anteriores, o trabalho se concentra principalmente nos escritos genealógicos de Foucault e retoma os temas do poder disciplinar, do dispositivo de sexualidade, enfim, das técnicas de controle e intervenção sobre os corpos com o propósito de construir, para uma emergente sociedade capitalista industrial, indivíduos dóceis, úteis e adaptáveis aos aparelhos de produção.
Márcio Alves da Fonseca leva o seu compromisso com Foucault para além da fidelidade exigida pelo rigor exegético no trato com os textos. Ele leva também a sério o engajamento de Foucault com o diagnóstico do presente. E é isso que constitui, a meu ver, um dos muitos méritos deste livro, além também do despojamento e da leveza do estilo.