Catálogo


Livro indisponível 

CELSO FURTADO

Reforma, política e ideologia (1950-1964)

Rosa Maria Vieira

Como ideólogo do desenvolvimento capitalista no Brasil dos anos 1950 e 1960, Celso Furtado deu voz à burguesia industrial, traduzindo, no âmbito de suas análises e de seu projeto de desenvolvimento, as limitações e as contradições históricas dessa classe. A derrota e banimento de Furtado, em 1964, no momento em que o capital monopolista internacional elegia o país como mais um de seus espaços de acumulação e reprodução ampliada, exigindo para isto o aprofundamento dos aspectos antidemocráticos do Estado brasileiro, era a evidência de que a burguesia industrial brasileira, sem nenhuma “ilusão heróica”, tinha feito sua escolha: ser o sócio menor do grande capital externo. A impossibilidade dessa camada de levar à frente sua “revolução burguesa”, tão largamente apontada por ele, ao propor ao Estado e à intelligentsia o papel de demiurgos da nação desenvolvida, revelava-se em toda sua plenitude, conferindo, inclusive, às pretensões nacionalistas de Furtado um inequívoco “caráter utópico”, que alguns comentadores de sua obra já apontaram.


Livro indisponível 

CONTANDO HISTÓRIAS – FAZENDO HISTÓRIAS

Experiências com os poetas cordelistas do Cariri

João Bosco Alves de Sousa

Tecendo um texto interativo, na forma de “peleja”, o autor deste livro permite uma triangulação – texto, autor, leitor –, ao analisar as questões ideológicas envolvidas na produção das narrativas dos cordelistas nordestinos. Além disso, demonstra a inserção desses sujeitos, desses poetas, que se articulam segundo uma determinada formação discursiva ou ideológica.
Neste estudo agradabilíssimo de se ler, não é difícil perceber a inquietação do autor, ao percorrer a região de Cariri, entrevistando violeiros, xilógrafos e vendedores, na tentativa de desvendar o cordel ou de desembaraçar o cordão/barbante, sem mascarar as mudanças pelas quais a cidade vem passando, sem discutir a importância da ressignificação da mulher no contexto dos cordelistas mauditos, sem abordar a ação dos poetas e sua produção, enquanto discurso político veiculador de propostas e conceitos ligados a causas e movimentos sociais.


Impresso

DEMOCRACIA E IGREJA POPULAR

Luiz Eduardo W. Wanderley

Este livro é fruto de uma pesquisa histórica e teórico-prática do professor Luiz Eduardo W. Wanderley. Tem por universo as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, Comissão Pastoral da Terra – CPT, e o Centro de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEP. As questões analisadas concentram-se: nos sujeitos das transformações sociais; na influência da teologia da libertação e suas imbricações com o marxismo; no papel dos assessores, agentes e militantes na construção teórica e prática desenvolvida; na visão e no entendimento desses protagonistas sobre o projeto socialista. O foco principal dirige-se ao conceito de democracia e sua construção, pensando, nesse sentido, como a igreja popular contribuiu para a sua concretização nas sociedades do continente e na igreja institucional.


Impresso

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Estado de São Paulo 1970-2000

Moisés Pais dos Santos

Neste livro, “o estudo que se segue, por sua qualidade, cuidado na exposição e caráter inovador, constitui-se em importante subsídio para uma compreensão mais abrangente do problema da distribuição de renda no Brasil e seus reflexos sobre os indicadores sociais”. Trata-se, aqui, de uma excelente contribuição que resgata o debate sobre distribuição de renda, da década de 1970 até a atualidade, assim como também apresenta de modo bastante claro o problema da distribuição de renda e sua relação com as condições de bem-estar social no país.


Livro indisponível 

DOUTRINA SOCIAL E UNIVERSIDADE

O cristianismo desafiado a construir cidadania

João Décio Passos
Afonso Maria Ligorio Soares

Esta obra testemunha o fecundo encontro do novo Compêndio da Doutrina Social da Igreja com a universidade brasileira. Seus autores reconhecem que o grande acervo do pensamento social cristão é um convite instigante à investigação e à sistematização, pois desafia as abordagens teórico-metodológicas das ciências humanas interessadas na história do pensamento, na evolução da história ocidental e nas grandes temáticas sociais.
O livro é resultado de uma série de conferências realizadas no segundo semestre de 2005 com o objetivo de marcar a recepção do Compêndio na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialistas de diversas áreas revezaram-se na tarefa de comentar e criticar de forma construtiva a nova apresentação da doutrina social.


Livro indisponível 

INTERNACIONALIZANDO A UNIVERSIDADE

Renée Zicman

Os artigos reunidos nesta coletânea atestam a grande riqueza e a variedade das experiências internacionais desenvolvidas pelas unidades acadêmicas da PUC-SP, por meio de relatos de professores, pesquisadores e estudantes da PUC-SP e de instituições estrangeiras.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Pesquisa e ensino

Leonor Lopes Fávero
Neusa Barbosa Bastos
Sueli Cristina Marquesi

Esta coletânea do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP registra o marco significativo dos trinta anos e, no momento em que isto acontece, todos nós, que vivemos e participamos da construção de sua história, se, de um lado, retomamos interlocuções com colegas e amigos que dividiram conosco esse espaço privilegiado de estudos da língua portuguesa em suas múltiplas formas de abordagem, de outro, revisitamos diálogos nunca esquecidos no tempo, alguns deles resgatados na escrita, outros, em nossa memória.
Esta obra comemorativa se divide em dois volumes. No primeiro volume, encontram-se textos a respeito da linha de pesquisa “História e Descrição da Língua Portuguesa” e, no segundo, textos acerca das linhas de pesquisa “Redação e Leitura” e “Variedades do Discurso”.