Catálogo


Livro indisponível 

ASPECTOS SAGRADOS DO MITO E DOLÓGOS

Poesia hesiódica e filosofia de Empédocles

Ivanete Pereira

Muito embora à modernidade seja vedada a vivência originária do sagrado como fundamento para um modo específico de conhecer, podemos, como herdeiros dos povos que a experimentaram, ao menos examinar aquilo que nos foi legado e, quer pela diferença, quer pela semelhança, aprender algo a respeito. Esperamos, com isso, adquirir a capacidade de ver com mais nitidez nosso próprio lugar no cosmos, o espaço que talvez seja o mesmo um dia ocupado pelos povos d’outrora...


Livro indisponível 

ATLAS DE HISTOLOGIA

Dos órgãos da audição e do equilíbrio

Paulo Roberto Pialarissi
Gilberto Gattaz

A ideia do Atlas de Histologia surgiu no Laboratório de Anatomia da PUC-SP com o objetivo de incrementar a possibilidade de estudo das estruturas microscópicas dos órgãos auditivos e vestibulares aos alunos da disciplina “Fundamentos biológicos: audição”, do curso de Fonoaudiologia.
O livro se inicia com uma breve explicação da técnica usada para a preparação das lâminas do Osso Temporal, seguida de fotos do Osso Temporal, apresentando, assim, suas estruturas macroscópicas e das fotomicrografias das estruturas dos órgãos auditivos e vestibulares, a partir da orelha externa até a orelha interna, com destaque para a cóclea e também para o órgão de Corti.


Livro indisponível 

CADERNO DE TUTORES

Ronaldo Ferreira Negrão
Vera Cecília Achatkin

O objetivo deste documento é estabelecer princípios gerais para o desenvolvimento do trabalho do professor tutor, por ocasião do projeto de educação continuada dos professores de Artes e de Educação Física, oferecido pela PUC-SP.


Livro indisponível 

CARTAS ESCRITAS DA MONTANHA

Jean-Jacques Rousseau
Maria Constança Peres Pissarra
Maria das Graças de Souza

A candente indignação de Rousseau às condenações que sofreram suas duas obras fundamentais. O contrato social e Emílio, evocou a produção de Cartas escritas da montanha. Mais do que uma réplica em formato epistolar, este trabalho em que o filósofo genebrino discute as teses básicas, religiosas e políticas de seus escritos anteriores e lhe dá a oportunidade de refletir as instituições de sua cidade de origem.
Traduzido pela primeira vez em língua portuguesa, Cartas escritas da montanha constitui momento alto da produção rousseauniana madura.


Impresso

DO MICROCRÉDITO ÀS MICROFINANÇAS

Desempenho financeiro, dependência de subsídios e fontes de financiamento: uma contribuição à análise da experiência brasileira

Cristina Tauaf Ribeiro
Carlos Eduardo Carvalho

Longe de tratar de um tema técnico, de alcance tópico e localizado, este livro aborda um elemento central na estratégia nacional de combate à pobreza: sobre a base de quais modalidades institucionais e de quais incentivos pode ser levada adiante a transferência de ativos necessária a estimular a emancipação social dos mais pobres?


Livro indisponível 

ENTRE A LINGUAGEM DOS DIREITOS E A LINGUAGEM DOS RISCOS

Os consentimentos informados na reprodução humana assistida

Vera Sonia Mincoff Menegon

Situado em tempos de aceleração biotecnológica, o livro Entre a linguagem dos direitos e a linguagem dos riscos: os consentimentos informados na reprodução humana assistida caracteriza-se pelo diálogo interdisciplinar, realizado com base na psicologia social, e destina-se tanto às ciências humanas e sociais como às biomédicas.
“Esta obra trata de um relevante aspecto no atual ambiente sociotecnológico, pródigo em gerar perplexidades. O foco da autora se dirige para as atribuladas relações entre pacientes e a medicina com seus objetos técnicos. Estudam-se as práticas discursivas que usam a linguagem dos riscos presentes nos documentos de consentimento informado para usuários de serviços de reprodução assistida com vistas à aceitação de intervenções com várias instabilidades em seus desfechos. O livro mostra com elegância, originalidade e riqueza de detalhes como o uso do ‘consentimento informado’ pode se tornar um exercício de ‘informação consentida’ aos consumidores – como se assim estivessem devidamente cientes de suas decisões.” Luis David Castiel


Livro indisponível 

LAVRADORES DE SONHOS

Saberes e (des)caminhos de trabalhadores volantes 1980-2000

Maria Andréa Angelotti Carmo

A exemplo do que ocorre em várias outras regiões brasileiras, os camponeses pobres, ao migrarem para a cidade de Araguari, desnudam uma perversa racionalidade ditada pelas regras do mercado capitalista, que subverte desses trabalhadores a opção e a condição de trabalhar e morar no campo. Inseridos no espaço rural e urbano, esses trabalhadores, em suas lutas diárias, evidenciam uma forma singular de condução de suas vidas, no modo como lidam com demandas do urbano e com possibilidades de sustento; apresentam valores, saberes, perdas e conquistas, num constante elaborar/reelaborar de suas formas de atuação, negociação, de pensar o presente e o futuro e de (re)interpretar o passado.