Catálogo


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UMBANDA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

Uma análise simbólica

Brígida Carla Malandrino

Este livro tem como objetivos: apresentar os aspectos psicossociais presentes em trabalhos sobre mudança religiosa, em especial a mudança do catolicismo para a umbanda, bem como aprofundar o entendimento desses trabalhos com a contribuição da psicologia analítica; aprofundar as questões referentes aos aspectos simbólicos e ritualísticos da umbanda e observar a sua mutabilidade constante nos centros visitados; apresentar os elementos relevantes da psicologia analítica para a análise dos dados colhidos no campo escolhido – o funcionamento da umbanda – e aprofundar o entendimento da permanência de certos indivíduos na umbanda mediante a análise da simbólica umbandista, sua mutabilidade constante e o processo de individuação.


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VIOLÊNCIA, SAÚDE E TRABALHO

(Uma jornada de humilhações)

Margarida Maria Silveira Barreto

As originais conclusões desta primorosa análise da retórica discursiva de trabalhadores sobre saúde, doença e trabalho, com base em referencial teórico-filosófico de Espinosa e Vygotsky, instigam reflexões sobre a humilhação, o autoritarismo do poder, a “inclusão pela exclusão” e suas implicações para a saúde do trabalhador/cidadão, articulando novas contribuições para o conhecimento nas áreas de psicologia social e saúde.


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A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL DO SÉCULO XVI

Um percurso historiográfico

Nancy dos Santos Casagrande

Tendo como base as abordagens da historiografia Linguística, a autora mostra a implementação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no século XVI, buscando determinar a política linguística da metrópole em relação à colônia. A análise revela o desenvolvimento de um método próprio para o ensino da Língua Portuguesa, diferente daquele utilizado na metrópole. Este estudo foi feito a partir de fontes primárias, como as gramáticas de Fernão de Oliveira e João de Barros, e as cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Dessa forma, a autora desenvolve uma pesquisa de doutorado destinada à reconstrução de nosso passado intelectual, através da trajetória da implantação de nossa língua.


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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM DEBATE

Experiências no Brasil e na França

Fernando José de Almeida

Este livro expõe as discussões realizadas no I Colóquio Brasil-França de Avaliação sobre os diversos experimentos educacionais feitos em ambos os países. Os debates propostos abordam, por um lado, a avaliação feita pelo governo francês, e também sua contribuição para a Comunidade Europeia. Por outro lado, analisam as experiências brasileiras nas práticas escolares, refletindo sobre os avanços e as necessidades dessa área. Os autores expõem em seus textos as ideias e os resultados das práticas em diferentes áreas da avaliação, englobando o sistema educacional francês, os modelos de avaliação nas universidades brasileiras, as avaliações de projetos pedagógicos e ambientes virtuais, entre outros.


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DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA

Jornalismo e imaginário internacional na América Latina

Margarethe Born Steinberger-Elias

É estratégico o papel das mídias jornalísticas na formação de um imaginário social-popular capaz de reconhecer qual é o lugar da América Latina hoje no espaço internacional. Em pleno século XXI, nosso subcontinente ainda constrói práticas socioinformativas a partir de um imaginário colonialista. Este livro trata dessa relação, entre mídia e geopolítica, aceitando o desafio de refletir sobre como os discursos jornalísticos interferem na produção social dos imaginários geopolíticos na América Latina.


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EÇA & MACHADO

Beatriz Berrini

O livro é resultado do I Simpósio Internacional Eça & Machado, realizado em 2003 pela PUC-SP e Unicamp. A aproximação entre esses dois grandes ficcionistas da língua portuguesa teve início quando Eça de Queiroz publicou seus primeiros romances, sobre os quais Machado de Assis redigiu uma crítica. A partir desse acontecimento, o autor português tenta aproximar-se do romancista brasileiro. O simpósio celebrou os dois autores em conjunto, e também abriu espaço para análises de temas menos trabalhados de Eça de Queiroz e Machado de Assis: os textos jornalísticos, crônicas, ficção face à história, a batalha do Realismo, entre outros. Também fez parte deste evento uma homenagem ao Prof. Antonio Candido, cujas palavras compõem a Apresentação do livro.


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EDUCAÇÃO E MÍDIAS INTERATIVAS

Formando professores

Marina Graziela Feldmann

Esta obra traz ao público o resultado de um programa elaborado e desenvolvido pela PUC-SP juntamente com a USP, UNESP e Secretaria do Estado da Educação. Este programa, inspirado em um projeto inovador de formação de professores primários, organizou ambientes de aprendizagem através de tecnologias inovadoras. Contemplando professores com atividades que combinam ações presenciais e a distância, o PEC (Programa de Educação Continuada) procura fornecer formação superior para os docentes inscritos, abrangendo áreas de gestão, informática e conteúdos específicos de diferentes disciplinas.