Catálogo


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Pesquisa e ensino

Leonor Lopes Fávero
Neusa Barbosa Bastos
Sueli Cristina Marquesi

Esta coletânea do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP registra o marco significativo dos trinta anos e, no momento em que isto acontece, todos nós, que vivemos e participamos da construção de sua história, se, de um lado, retomamos interlocuções com colegas e amigos que dividiram conosco esse espaço privilegiado de estudos da língua portuguesa em suas múltiplas formas de abordagem, de outro, revisitamos diálogos nunca esquecidos no tempo, alguns deles resgatados na escrita, outros, em nossa memória.
Esta obra comemorativa se divide em dois volumes. No primeiro volume, encontram-se textos a respeito da linha de pesquisa “História e Descrição da Língua Portuguesa” e, no segundo, textos acerca das linhas de pesquisa “Redação e Leitura” e “Variedades do Discurso”.


Livro indisponível 

MEMÓRIA EM BRANCO E NEGRO

Olhares sobre São Paulo

Teresinha Bernardo

Memórias de velhos de origem italiana e afrodescendentes, que resgatam não somente fatos, mas maneiras de ser e de pensar que documentam a dinâmica de processos socioeconômicos e culturais na cidade de São Paulo. Através desses depoimentos, o leitor vai além das individualidades e surpreende cenários de conflito, discriminações, jogos de poder entre grupos sociais, identidades sociais em construção.


Impresso

PODER E CONTRAPODER

Imprensa e morador de rua em São Paulo e Paris

Camila Giorgetti

Este livro aborda com profundidade o morador de rua e a batalha por sua visibilidade na sociedade, no Estado, na academia e na mídia. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, “O poder”, partindo da história do Estado do Bem-Estar Social, na Europa e no Brasil, e de sua crise, ao mesmo tempo que aponta aspectos pontuais desse processo, como os ideais igualitários em meio à racionalidade econômica e à instrumental. A autora segue em direção a uma análise diferencial de como os moradores de rua são objetos da estrutura legal nas duas cidades em que realizou sua pesquisa. Nesse movimento, analisa a relação entre o morador de rua e o poder constituído do Estado. A higiene social e a relatividade da cidadania são alguns dos modos como o poder prepara a cegueira social.
Na segunda parte, “O contrapoder”, a autora passa a discutir os mecanismos possíveis de luta pela visibilidade que será essencial na transformação da cidadania inconsistente do morador de rua. Aqui, a academia e a mídia terão o papel fundamental, expondo a arquitetura da cegueira em curso: professores e jornalistas podem analisar e propor soluções contra a intolerância e o extermínio, modos dinâmicos da invisibilidade.


Livro indisponível 

SANTO TOMÁS DE AQUINO

O boi mudo da Sicília

Carlos Arthur R. Nascimento

Desde o lançamento de O Nome da Rosa, de Umberto Eco, os assuntos ligados à Idade Média têm despertado um grande interesse no público em geral. Muito dessa curiosidade poderá ser saciada com esse texto. Ele é uma atraente obra que convida ao conhecimento de um dos principais mestres do século XIII: Tomás de Aquino.


Livro indisponível 

UMA COMUNIDADE DIALÓGICA DE PESQUISA

Atividade e discurso em guichê hospitalar

Maristela Botelho França

Este livro trata de uma experiência que reúne pesquisadores e trabalhadores no que chamamos de uma comunidade dialógica de pesquisa. A trajetória inicia-se com a formação de um coletivo pluridisciplinar de pesquisa, passando à elaboração de um projeto de concepção ergonômica, à delimitação do setor produtivo a que este estudo particularmente se refere, à análise da demanda, à especificação de objetivos e de questões teóricas pertinentes ao desenvolvimento dos trabalhos. Por essa razão, o texto não poderia ter sido mais sucinto, sob risco de privar o leitor das coordenadas que lhe permitirão situá-lo como um estudo-intervenção de linguagem em sua face de atividade dialógica, realizado no contexto de uma análise ergonômica do trabalho hospitalar no espaço conceitual e epistemológico da ergologia e da linguística dialógica.


Livro indisponível 

A TRAJETÓRIA DA COMPANHIA TAUBATÉ INDUSTRIAL - C T I

Marco Antônio Moreira Ortiz

A experiência aqui minuciosamente relatada da CTI revela-nos o quão importante uma atividade industrial pode ser para uma cidade e para uma região e, principalmente, mediante a exposição dos problemas pelos quais passou a empresa, serve-nos como lição relativa à necessidade de um gerenciamento moderno da atividade produtiva, da busca de aperfeiçoamento constante e de algum nível de apoio governamental para uma inserção competitiva. Isso é essencial para que uma empresa não se torne apenas uma boa recordação, mas que possa continuar cumprindo seu papel de gerar renda, empregos de boa qualidade e desenvolvimento para uma região.


Livro indisponível 

AQUISIÇÃO, PATOLOGIAS E CLÍNICA DE LINGUAGEM

Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto
Lúcia Arantes

Este livro reúne artigos de pesquisadores, de diferentes universidades do país, cuja reflexão sobre a linguagem tem sido motivada ou mobilizada por enunciados que afetam, de um modo bem particular, a escuta do falante de uma língua. Falas estranhas estão em foco. Alerta-se o leitor para o fato de que o termo “estranho” não deve ser tomado como escudo para obscurecer diferenças entre aqueles deslizes assistemáticos (esperados ou aceitáveis - mesmo que imprevisíveis) e cristalizações sintomáticas de falas reconhecidas como patológicas. A novidade e originalidade dos trabalhos sobre as patologias e sobre a clínica de linguagem estão em linha direta com o diálogo estabelecido com Cláudia de Lemos e com os pesquisadores ligados a sua proposta sobre linguagem e sua aquisição. Neste livro, há encontros, mas não simetrizações ou reproduções, há exploração de conceitos, noções, relações que, ao iluminar convergências teóricas, deixa aparecer, no mesmo instante, singularidades. Este livro destina-se a estudiosos e profissionais de diversas áreas e de diferentes campos clínicos que tenham sido afetados e interrogados pela relação turbulenta e sofrida de um sujeito com a linguagem.