Catálogo


Livro indisponível 

ENTRE O MAR E A MATA: A MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA

São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Márcia Merlo

Este livro trata da contribuição afro-brasileira ao universo caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, sendo produto da tese de doutorado da autora. É um trabalho inédito, pois o caiçara foi pensado na maioria das vezes como uma categoria que foi influenciada somente pelas populações indígenas e se reconhece como descendentes de europeus. A autora saiu à procura dos afrodescendentes em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Mais do que encontrar o lado negro do caiçara, encontrou remanescentes de comunidades de quilombos: Caçandoca e Camburi. No momento em que as terras destes afrodescendentes estão colocadas em jogo, inclusive com a necessidade da presença do Estado para a manutenção da terra dessa gente, esta obra deverá ser lida por todos que se interessam pelas questões referentes às populações afrodescendentes; pela especulação imobiliária pela posse da terra; pela relação complicada entre a política ambientalista, a indústria do turismo, a pesca como uma atividade de subsistência e a pesca industrial-predatória.


Livro indisponível 

ESP IN BRAZIL

25 years of evolution and reflection

Maria Antonieta Alba Celani
A. T. Deyes
J. L. Holmes
M. R. Scott

Este livro olha retrospectivamente para o período 1980-1989 e reflete sobre o que caracteriza o projeto nacional brasileiro, tentando entender qual é o legado do projeto para o desenvolvimento do ensino de ESP e da língua inglesa em geral.


Livro indisponível 

ESTUDOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASIL E PORTUGAL II

Ursula Margarida S. Karsch

O segundo volume de Estudos do Serviço Social Brasil e Portugal, feito a partir de uma cooperação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, estuda a realidade política, social e econômica de ambos os países. Esta coletânea traz textos que dialogam com a produção portuguesa, além de textos que retomam os principais aspectos das teses de doutorado de cinco autores. É dada ênfase no processo de trabalho do serviço social no contexto das relações entre Estado, sociedade e mercado na contemporaneidade, traçando um paralelo entre as realidades dos dois países.


Impresso

GOVERNOS SUBNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL

Integração regional e Mercosul

Luiz Eduardo W. Wanderley
Tullo Vigevani

Neste livro, são discutidas as dimensões teórico-analíticas exploradas pelas reflexões dos autores, contemplando o processo histórico de constituição de propostas para a integração regional latino-americana, a conceituação de governo subnacional, os dilemas do federalismo, o significado da gestão pública democrática e a amplitude delimitadora de sociedade civil. São trazidos à luz certos passos concretos perseguidos por atores importantes, como uma escolha que recaiu em segmentos do empresariado e dos trabalhadores. Busca-se, assim, compreender as motivações para a integração regional, particularmente no Mercosul e para a ação internacional. Os capítulos interpretam histórica, política, teórica, econômica e sociologicamente esses processos.


Livro indisponível 

HAHNEMANN: UM MÉDICO DE SEU TEMPO

Articulação da doutrina homeopática como possibilidade da medicina do século XVIII

Silvia Irene Waisse de Priven

Neste trabalho, a vida do médico Hahnemann e o surgimento da homeopatia foram analisados na sua inserção nos ambientes geográfico, histórico, político, social e cultural em que se encontravam nos conturbados anos do século XVIII. O livro mostra, com base na vasta bibliografia consultada, a contribuição de Hahnemann para a medicina moderna, tendo ele se autoafirmado como criador original de conceitos e métodos. Além disso, a autora analisa o próprio médico, destacando a autoexperimentação que fazia com algumas substâncias. Através dos estudos de Hahnemann, é possível perceber que ele se afastou da “estrada oficial” da Medicina de seu tempo pela ressignificação dos conceitos preexistentes e a nova interpretação dos fenômenos.


Livro indisponível 

HEXÁPOLIS

Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas: São Paulo, Paris, Nova Iorque, Varsóvia, Abidjan, Antananarivo

Maura Pardini Bicudo Véras

O livro é fruto da exposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros feita durante o Colóquio Internacional Hexapolis II. O evento, organizado por Maura Pardini Bicudo Véras em 2001, apresentou as pesquisas efetuadas nos últimos anos em cada país sobre a pobreza, exclusão social, redes sociais e familiares, saúde, alteridade em suas metrópoles. A cooperação internacional, feita através do Acordo Capes-Cofecub, possibilitou o debate comparativo dos pesquisadores sobre as seis metrópoles. Dessa forma, os textos reproduzem essa discussão em torno das desigualdades e rupturas sociais nos seis países - Brasil, França, Estados Unidos, Polônia, Costa do Marfim e Madagascar.


Impresso

JOGANDO E APRENDENDO A JOGAR

Funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro

Neste trabalho, a autora recorre a um jogo e a um conjunto especial de procedimentos de intervenção e observação das condutas de crianças de segunda a terceira séries com queixas de aprendizagem. Além de seu imenso valor didático e clínico, a pesquisa é realizada em uma perspectiva científica, organizado em fase de pré-teste, intervenção e pós-teste.