Projeto UCA

A pesquisa denominada O currículo da escola do século XXI – integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem, foi financiada pelo edital PROUCA 2010 do CNPq, CAPES e MEC e desenvolveu-se no período de setembro de 2011 a setembro de 2013. Teve como objetivo principal identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do Projeto UCA, as mudanças no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa. Também se propôs a desenvolver ações de formação contextualizada que pudessem impulsionar o uso do laptop de modo a trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo.

A proposta partiu das evidências identificadas nas escolasCE Prof Marcelon Dorneles
CE Roque Romeu Ramos
CEM Profª Neyde Tonanni Marão
EE Beira Rio
EE Presidente Costa e Silva
EE Prof. Antonio Carlos Nobre
EMEF Gov. André Franco Montoro
onde se desenvolviam o Projeto UCA
e a formação de seus educadores era de responsabilidade direta da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade Federal de Goiás ou da Universidade Federal de Tocantins.

A metodologia teve como base a análise documental e a pesquisa de campo em escolas com os procedimentos: análise documental, registro de observação, diário reflexivo, entrevista, questionário, grupo focal e narrativa.

Os resultados obtidos estão retratados em vasta produção científica, como teses, dissertações e artigos, difundidos nacional e internacionalmente, com destaque para: as contribuições, dificuldades e os impactos no currículo identificados nas práticas

com o uso do laptop sob o olhar de gestores, professores, especialistas alunos e pais; os impactos no currículo que evidenciam mudanças com indícios de inovação educativa; as necessidades emergentes de formação que contribuíram com a construção de práticas significativas com o uso do laptop; as características da mobilidade e das diferentes linguagens (escrita, imagética, musical, fílmica, teatral...) reconhecidas nas atividades realizadas (na escola ou fora dela) com o uso do laptop; o apoio e a preparação do professor para a seleção de material didático digital e outros recursos do laptop ou da web, segundo os objetivos pedagógicos e as condições contextuais.

Entre os resultados alcançados evidenciam-se mudanças na reorganização do tempo e do espaço de trabalho pedagógico das escolas, nas relações professor-aluno, aluno-aluno e desses com o conhecimento, na ecologia da sala de aula e de outros espaços da escola e do seu entorno, no vocabulário dos alunos que se apropriaram de palavras da cultura digital, avanços nas competências dos alunos de leitura e expressão do pensamento com o uso de múltiplas linguagens empregadas em práticas sociais midiatizadas pelas TDIC.

Outros resultados foram identificados, tais como: a melhoria na autoestima de alunos e professores; o despertar do prazer pela investigação realizada em espaços internos e externos à escola; a percepção do erro como objeto de reflexão, atribuição de significado e reformulação do conhecimento; o aumento da motivação dos alunos, a diminuição das faltas às aulas e da evasão escolar. A análise dos resultados indica a necessidade de se considerar em outras iniciativas voltadas à integração das TDIC, seja qual for o dispositivo tecnológico, a integração entre as dimensões pedagógica, organizacional (infraestrutura e logística de implantação, implementação e manutenção), da gestão, da formação de educadores (professores, gestores e outros profissionais das redes de ensino) e das políticas públicas.

Apoio
PUC-SP UFG UFT
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo    
Divisão de Tecnologia da Informação LabTime  
Outros sites
CNPq Grupo de pesquisa
Ministério da Educação e-curriculum
Capes

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