Catálogo


Impresso

FRANCO MONTORO

Um professor solidário

Lafayette Pozzoli

André Franco Montoro nasceu em 14 de julho de 1916 e faleceu em 16 de julho de 1999. Foi fundador da PUC-SP em 1946. Tornou-se professor emérito nos anos 1990. Soube trabalhar ao longo de sua vida a ideia de um pensamento humanista, que tende essencialmente a tornar o ser humano mais verdadeiramente humano na manifestação da sua grandeza original e fazendo-o participar de tudo que pudesse enriquecê-lo na natureza e na história, concentrando, desse modo, o mundo no ser humano e dilatando o ser humano no mundo. Quando faleceu, a PUC-SP e todos nós perdemos, mas a democracia brasileira e latino-americana foram as grandes perdedoras. Preencher a lacuna deixada é tarefa árdua para aqueles – jovens de espírito – que exercem a sua cidadania na perspectiva do bem comum.


Impresso

HERMÍNIO ALBERTO MARQUES PORTO

Professor catedrático

Christiano Jorge Santos
Roberto Archanjo

Hermínio Alberto Marques Porto nasceu em 9 de setembro de 1926 e faleceu em junho de 2009. Pessoa incomum, conseguia expressar majestade sendo simples. Era decidido, gentilmente. Sábio, nunca se negava a ouvir atentamente, tampouco negava-se a mudar uma ideia ou mesmo recusava-se a ceder, por generoso respeito ao outro. Educadíssimo, nunca deixou de ser firme, quando necessário. Sua principal atividade docente foi exercida por 44 anos na PUC-SP, onde conquistou a Cátedra em Direito Judiciário Penal. Lecionou na graduação e na pós-graduação. Dirigiu a Faculdade de Direito, enfrentou a ditadura militar na defesa da Universidade, dos alunos e da democracia. Desenvolveu eventos científicos e o programa de pós-graduação em Direito Processual Penal. Até hoje é lembrado, acima de tudo, por ter sido um professor estimado e admirado por seus colegas de magistério, pelos alunos e pelos funcionários.


Impresso

JOEL MARTINS

Um intelectual em movimento

Antonio Carlos Caruso Ronca
Sergio Vasconcelos de Luna

Joel Martins nasceu em 23/3/1920 e faleceu em 2/5/1991. Essa homenagem não se dirige ao ex-reitor, professor e formador de centenas de mestres e doutores, intelectual de ponta, que concebeu um sistema de pós-graduação em uma instituição privada, arregimentou parceiros para essa empreitada e brigou por condições mínimas para a implantação dela, desfrutando de prestígio nacional e internacional. Mas, sim, dirige-se a alguém que, tendo sido tudo isso e tendo feito tudo isso, o fez tendo a PUC como alvo, como meta, como ideal, como compromisso.


Impresso

MARCELLO DAMY DE SOUZA SANTOS

Vida, obra e legado

Carmen Cecília Bueno

Marcello Damy nasceu em 14 de junho de 1914 e faleceu em 2009. Ao lado da sua genialidade e capacidade inventiva no enfrentamento dos muitos desafios científicos superados ao longo da sua vida, estava a sua obstinada dedicação em auferir grandeza a tudo que fazia. No caso particular da PUC-SP, ingressou com a firme resolução de elevar com o seu trabalho e sua atuação a reputação do curso de Física no panorama nacional. Físico competente e com grande experiência acadêmica, promoveu uma transformação no tradicional curso de bacha¬relado em Física da PUC-SP ao introduzir na graduação as disciplinas teóricas e experimentais de física nuclear. Aposentou-se da PUC-SP, nutrindo uma imensa gratidão pela instituição que o acolheu carinhosamente e que soube respeitá-lo como grande profes¬sor e físico de reputação internacional.


Livro indisponível 

METODOLOGIA DE TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO

A experiência do Município de Osasco-SP, 2005-2016

Maria de Lourdes da Paz Rodrigues
Marisa Almeida Branco
Vergilio Alfredo dos Santos
Rosangela Dias Oliveira da Paz
Carola Carbajal Arregui

O tema da Metodologia de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social é relevante e atual. Esta publicação resulta da articulação entre a universidade e o poder público, especificamente das parcerias estabelecidas pela PUC-SP, por meio de sua Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais - CEDEPE e pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU) da Prefeitura Municipal de Osasco-SP.


Livro indisponível 

RACISMO E EDUCAÇÃO

(des)caminhos da Lei n. 10.639/2003

Teresinha Bernardo
Regimeire Oliveira Maciel
Janaína de Figueiredo

Este livro apresenta um panorama geral da pesquisa “Racismo e educação: a lei nº 10.639/2003 na rede pública do Estado de São Paulo”, realizada pelo grupo de pesquisadores que formam o núcleo Relações Raciais: memória, identidade e imaginário.


Impresso

SAMIR CURI MESERANI

A escrita como ofício

Maria Aparecida Junqueira

Samir Curi Mesarini nasceu em 1º de agosto de 1936 e faleceu em 4 de março de 1999. É desses pensadores que fulcram seu saber na experiência, cultivando-a na interrogação contínua e fertilizando-a com leituras enredadas em várias áreas de conhecimento. Era, antes de tudo, um educador apaixonado. A escrita lhe era cara, dedicou-lhe a vida. Deixou, com sua morte, um evidente vácuo para o ensino de redação, a escrita e a crítica.