Catálogo


Impresso

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Associações e Fundações. Constituição, funcionamento e remuneração de dirigentes

Airton Grazzioli
José Eduardo Sabo Paes
Marcelo Henrique dos Santos
José Antonio de França

A experiência profissional e acadêmica diferenciada dos autores sobre o Terceiro Setor e as Organizações da Sociedade Civil, dentre elas as Fundações e as Associações, é retratada em Associações e Fundações..., propiciando relevante material de pesquisa a todos que vivem o dia a dia das entidades que compõem a sociedade civil organizada. Fundamentado nas recentes e inovadoras leis a respeito da matéria, o texto debate questões fundamentais para o Terceiro Setor, dentre elas a forma de criação, de funcionamento, de remuneração da alta administração e aspectos contábeis das Organizações.


Impresso | E-book

PARTIDOS POLÍTICOS E DISPUTA ELEITORAL NO BRASIL

Pedro Fassoni Arruda

O livro Partidos políticos e disputa eleitoral no Brasil é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo reconstruir criticamente os acontecimentos políticos cruciais do final dos governos de caráter bonapartista. Para tal, refaz o percurso do coup de main da burguesia, diante das possibilidades de aprofundar um projeto de governo fundado sobre uma perspectiva nacional-desenvolvimentista com ampla participação popular. Abre a possibilidade para reflexões que vão muito além do tema da transição democrática dos governos ditatoriais para os da legalidade democrático-burguesa. Proporciona-nos refletir sobre a situação atual do movimento operário e popular, nos impasses em que vive o projeto do socialismo e nas tarefas que têm pela frente os que desejam que a transição democrática se complete na perspectiva do socialismo.


Impresso

PAULO FREIRE

Uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora

Ana Maria Saul

Paulo Freire recebeu, no ano de 2012, no Brasil, a maior honra nacional na área da educação, ao ser-lhe outorgado o título de Patrono da Educação Brasileira. Esse brasileiro, que nasceu no Recife, em 1921, e faleceu em maio de 1997, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores educadores do século XX, por ser autor de uma pedagogia a favor da libertação dos oprimidos. A vida e a obra de Paulo Freire revelam a sua indignação contra as injustiças sociais que negam a humanização. Desde os seus primeiros escritos, esse tema esteve presente, engendrando a utopia de sua proposta político-pedagógica.


Impresso

PAULO RESENDE

O pensador nômade

Paulo Edgar da Rocha Resende

Paulo Resende nasceu em 1933 e faleceu em 2011. Teve uma vida acadêmica dinâmica e consistente. Lecionou de 1967 a 2011 na PUC-SP, onde foi um dos fundadores do Departamento de Política, da Associação de Professores, do Curso de Relações Internacionais, do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional e do Observatório de Relações Internacionais. Ainda que evitasse rótulos identitários, era bastante assertivo no que diz respeito a quem ele não era, a perfis sociais, político, ideológicos e acadêmicos que julgava importante marcar distância, como ao positivismo, ao autoritarismo, ao fascismo, ao etnocentrismo, ao elitismo, ao racismo e quaisquer outras formas discriminatórias. A igualdade, a horizontalidade no trato com os demais e no ideal político, entretanto, sempre se explicitaram como bastante sólidas.


Impresso

POLÍTICA AMBIENTAL

Contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro

Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Sandra Maria Patrício Ribeiro

A psicologia ambiental, no quadro de uma ciência ambiental prospectiva, deve privilegiar programas de investigação que – compromissados ética e politicamente com o processo de emancipação humana – propiciem conhecimentos sobre relações entre a subjetividade humana e a consciência ambiental, na história e na geografia.
Política ambiental: contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro visa oferecer reflexões que auxiliem nessa busca, apresentando, em seu conjunto, elementos para propiciar uma análise que leve a um esclarecimento sobre relações entre ciência, discurso e realidade ambiental no contexto geopolítico planetário contemporâneo. Ela é composta de ensaios elaborados por participantes do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e por pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) associados aos projetos de investigação desenvolvidos no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP.


Impressão sob demanda | E-book

SERVIÇO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO TÉCNICO-OPERATIVA

Maria Lucia Rodrigues
Mara Thereza Valente
Sandra Eloiza Paulino

É importante reconhecer na trajetória do Serviço Social a riqueza de conhecimentos já produzidos e analisá-los histórica e criticamente. Entretanto, é também importante reorientar a intervenção profissional e sua instrumentação técnico- -operativa para os contextos da realidade contemporânea. As profissões especialmente envolvidas com o social recorrem a teorias e métodos oriundos de diferentes áreas do saber através dos quais constroem os conhecimentos peculiares que corroboram para a produção do conjunto das teorias sociais. É através do estudo e do aprimoramento sobre os modos de intervir que demarcamos as especificidades de uma profissão. O propósito do livro Serviço Social e sua reconstrução técnico-operativa consiste em resgatar o ângulo histórico e prático do trabalho com grupos e do atendimento socioindividual em Serviço Social, revigorando conhecimentos e reanimando as alternativas instrumentais no cotidiano de trabalho.


Impresso

SILVIA LANE

Filósofa que mudou a psicologia social: o encontro entre uma grande vivente e a instituição libertária

Bader Burihan Sawaia

Guerras e ditaduras atravessaram a história de vida de Sílvia Lane, mas esse mundo do negativo não conseguiu aprisioná-la em paixões tristes e reativas ou diminuir sua potência de vida. Nasceu, em São Paulo, a 3 de fevereiro de 1933, e faleceu em 29 de abril de 2006, aos 73 anos. Filósofa de formação, pesquisadora/psicóloga, por escolha, promoveu uma renovação teórica e política da psicologia social hegemônica, alheia às questões sociais dos países latino-americanos, defendendo a substituição do princípio científico da neutralidade pelo de compromisso social, sem perder o rigor científico. O que só seria possível, segundo ela, por meio de constantes pesquisas sobre nossa realidade, que forneceriam material empírico para dialogar, criticar e rever teorias consagradas.