Catálogo


Impresso

PAULO RESENDE

O pensador nômade

Paulo Edgar da Rocha Resende

Paulo Resende nasceu em 1933 e faleceu em 2011. Teve uma vida acadêmica dinâmica e consistente. Lecionou de 1967 a 2011 na PUC-SP, onde foi um dos fundadores do Departamento de Política, da Associação de Professores, do Curso de Relações Internacionais, do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional e do Observatório de Relações Internacionais. Ainda que evitasse rótulos identitários, era bastante assertivo no que diz respeito a quem ele não era, a perfis sociais, político, ideológicos e acadêmicos que julgava importante marcar distância, como ao positivismo, ao autoritarismo, ao fascismo, ao etnocentrismo, ao elitismo, ao racismo e quaisquer outras formas discriminatórias. A igualdade, a horizontalidade no trato com os demais e no ideal político, entretanto, sempre se explicitaram como bastante sólidas.


Impresso

POLÍTICA AMBIENTAL

Contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro

Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Sandra Maria Patrício Ribeiro

A psicologia ambiental, no quadro de uma ciência ambiental prospectiva, deve privilegiar programas de investigação que – compromissados ética e politicamente com o processo de emancipação humana – propiciem conhecimentos sobre relações entre a subjetividade humana e a consciência ambiental, na história e na geografia.
Política ambiental: contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro visa oferecer reflexões que auxiliem nessa busca, apresentando, em seu conjunto, elementos para propiciar uma análise que leve a um esclarecimento sobre relações entre ciência, discurso e realidade ambiental no contexto geopolítico planetário contemporâneo. Ela é composta de ensaios elaborados por participantes do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e por pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) associados aos projetos de investigação desenvolvidos no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP.


Impressão sob demanda | E-book

SERVIÇO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO TÉCNICO-OPERATIVA

Maria Lucia Rodrigues
Mara Thereza Valente
Sandra Eloiza Paulino

É importante reconhecer na trajetória do Serviço Social a riqueza de conhecimentos já produzidos e analisá-los histórica e criticamente. Entretanto, é também importante reorientar a intervenção profissional e sua instrumentação técnico- -operativa para os contextos da realidade contemporânea. As profissões especialmente envolvidas com o social recorrem a teorias e métodos oriundos de diferentes áreas do saber através dos quais constroem os conhecimentos peculiares que corroboram para a produção do conjunto das teorias sociais. É através do estudo e do aprimoramento sobre os modos de intervir que demarcamos as especificidades de uma profissão. O propósito do livro Serviço Social e sua reconstrução técnico-operativa consiste em resgatar o ângulo histórico e prático do trabalho com grupos e do atendimento socioindividual em Serviço Social, revigorando conhecimentos e reanimando as alternativas instrumentais no cotidiano de trabalho.


Impresso

SILVIA LANE

Filósofa que mudou a psicologia social: o encontro entre uma grande vivente e a instituição libertária

Bader Burihan Sawaia

Guerras e ditaduras atravessaram a história de vida de Sílvia Lane, mas esse mundo do negativo não conseguiu aprisioná-la em paixões tristes e reativas ou diminuir sua potência de vida. Nasceu, em São Paulo, a 3 de fevereiro de 1933, e faleceu em 29 de abril de 2006, aos 73 anos. Filósofa de formação, pesquisadora/psicóloga, por escolha, promoveu uma renovação teórica e política da psicologia social hegemônica, alheia às questões sociais dos países latino-americanos, defendendo a substituição do princípio científico da neutralidade pelo de compromisso social, sem perder o rigor científico. O que só seria possível, segundo ela, por meio de constantes pesquisas sobre nossa realidade, que forneceriam material empírico para dialogar, criticar e rever teorias consagradas.


Impresso | E-book

TRADIÇÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA

Metamorfoses de uma afroamericalatinidade

Alessandro de Oliveira Campos

O que a capoeira angola tem a ver com grupos indígenas do sudeste mexicano? Em que a tradição africana conversa com a tradição indígena? Essas perguntas balizaram a pesquisa que este livro nos apresenta e nos apontam um caminho único: a apropriação crítica da tradição como exercício de autonomia. Não apenas dos sujeitos envolvidos nesse processo diretamente, mas de toda a comunidade a que os processos se referem.


Impresso

VALOR DE CONTEMPORANEIDADE

Conservação e restauro de obras de arte

Isis Baldini Elias

Os leitores do livro Valor de contemporaneidade: conservação e restauro de obras de arte terão a oportunidade de fazer um “passeio” pelos bastidores não só da história da arte, das instituições de arte, como das teorias que embasam a conservação e o restauro de obras de arte, conduzidos pela experiência crítica da restauradora–conservadora Isis Baldini Elias no milieu da arte.


Impressão sob demanda | E-book

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

Mediação e comunicação sensorial

Viviane Panelli Sarraf

Em Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial, Viviane Panelli Sarraf nos apresenta a importância da comunicação sensorial para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, acentuando o papel das instituições culturais nesse contexto, e, na sequência, desvela a relevância desses conceitos e práticas para a ampliação das potencialidades de acessibilidade para pessoas com diferenças. Faz um interessante relato de experiências internacionais e pontua, em uma perspectiva histórica, as realizações no Brasil indicando o protagonismo de exemplos pioneiros que influenciaram diversos projetos ainda em curso. É uma obra que nos ensina muito, que prestigia aqueles que foram pioneiros nesses temas, que demonstra a relevância da interdisciplinaridade para os estudos dos problemas atuais e, certamente, inova ao valorizar a comunicação dos sentidos para o exercício à cidadania.