Catálogo


Impresso | E-book

TRADIÇÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA

Metamorfoses de uma afroamericalatinidade

Alessandro de Oliveira Campos

O que a capoeira angola tem a ver com grupos indígenas do sudeste mexicano? Em que a tradição africana conversa com a tradição indígena? Essas perguntas balizaram a pesquisa que este livro nos apresenta e nos apontam um caminho único: a apropriação crítica da tradição como exercício de autonomia. Não apenas dos sujeitos envolvidos nesse processo diretamente, mas de toda a comunidade a que os processos se referem.


Impresso

VALOR DE CONTEMPORANEIDADE

Conservação e restauro de obras de arte

Isis Baldini Elias

Os leitores do livro Valor de contemporaneidade: conservação e restauro de obras de arte terão a oportunidade de fazer um “passeio” pelos bastidores não só da história da arte, das instituições de arte, como das teorias que embasam a conservação e o restauro de obras de arte, conduzidos pela experiência crítica da restauradora–conservadora Isis Baldini Elias no milieu da arte.


Impressão sob demanda | E-book

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

Mediação e comunicação sensorial

Viviane Panelli Sarraf

Em Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial, Viviane Panelli Sarraf nos apresenta a importância da comunicação sensorial para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, acentuando o papel das instituições culturais nesse contexto, e, na sequência, desvela a relevância desses conceitos e práticas para a ampliação das potencialidades de acessibilidade para pessoas com diferenças. Faz um interessante relato de experiências internacionais e pontua, em uma perspectiva histórica, as realizações no Brasil indicando o protagonismo de exemplos pioneiros que influenciaram diversos projetos ainda em curso. É uma obra que nos ensina muito, que prestigia aqueles que foram pioneiros nesses temas, que demonstra a relevância da interdisciplinaridade para os estudos dos problemas atuais e, certamente, inova ao valorizar a comunicação dos sentidos para o exercício à cidadania.


Impresso

ALIMENTAÇÃO NO BRASIL IMPERIAL

Cristiana Loureiro de Mendonça Couto

Você é o que você come. Essa frase, um mantra da nutrição atual, é usada por especialistas e leigos como se fosse um achado contemporâneo. No entanto, este delicioso livro sobre a história da alimentação no Brasil nos revela que a ideia de que comer é uma ação que vai para além do paladar é bastante antiga.


Impresso

DELEUZE DEVORADOR DE SPINOZA

Teoria dos afectos e educação

Henrique Iafelice

A leitura deleuzeana de Spinoza nos mostra que não é a partir de conceitos prontos e substancializados que podemos nos aproximar da realidade e transformá-la, mas pelos afectos e pelos encontros. Se, em Deleuze devorador de Spinoza: teoria dos afectos e educação, a meta é a educação, sua reflexão passa necessariamente pela Filosofia e por como os afectos ou paixões foram vistos na história da filosofia. Vistos como erro, desvios e engano, os afectos deveriam ser controlados pela alma. Porém, tanto para Deleuze como Spinoza, o encontro dos afectos está na origem de nossos pensamentos, que só podem ser mais fecundos e poderosos se surgidos desses encontros. Assim, pensar a educação não pode ser somente pensar em métodos de transmissão de conceitos e informações, mas é pensar esses encontros.


Impresso

DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Milney Chasin
Vera Lúcia Michalany Chaia

Nascida de uma parceria entre o PEPG em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a coletânea Diálogos em ciências sociais vem a público com 18 artigos que se entrecruzam em seus temas. Nela, estão presentes discussões cuja proximidade gera identidade de perspectivas, tais como juventude, ensino médio e tecnológico, cidadania, escola, aluno e professor, assuntos conexos que se encontram, mesmo na diversidade, num panorama comum.


Impresso | E-book

DIREITO EMPRESARIAL NA ÓTICA DE UMA FUNDAÇÃO

Ana Paula de Albuquerque Grillo
José Rodolpho Perazzolo
Thaís Cíntia Cárnio

Direito Empresarial na ótica de uma Fundação apresenta resultado de pesquisa aprofundada e bem estruturada. Os temas abrangem desde aspectos bastante específicos, como a gestão fundacional, até tópicos multidisciplinares, que alcançam a relação das fundações com o Direito do Trabalho, o Direito Tributário, o Direito Civil, dentre outros ramos dessa ciência, demonstrando a versatilidade de seus autores e o domínio que detêm sobre a matéria. Neste livro, o Direito Empresarial é abordado a partir da atuação de uma Fundação, dos seus desafi os cotidianos, da sua especifi cidade, numa leitura transversal dos grandes temas do Direito de Empresa. Ousaríamos dizer que esta é uma experiência única no universo editorial jurídico brasileiro. Com certeza, estudiosos e operadores fundacionais encontrarão aqui reflexões enriquecedoras.